Início » Brasil » WhatsApp confirma que eleição de 2018 teve envio em massa de mensagens

WhatsApp confirma que eleição de 2018 teve envio em massa de mensagens

Ao Tecnoblog, o WhatsApp afirmou que anunciou a exclusão de contas por essa prática ainda em 2018

Victor Hugo Silva Por

A eleição presidencial brasileira em 2018 contou com disparos em massa de mensagens. A informação havia sido revelada no ano passado pela Folha de S.Paulo e, agora, foi confirmada pelo próprio serviço de mensagens.

WhatsApp (Imagem: Pexels)

Segundo a Folha, o gerente de políticas públicas e eleições globais do WhatsApp, Ben Supple, disse que, na última eleição brasileira, "houve a atuação de empresas fornecedoras de envios maciços de mensagens, que violaram nossos termos de uso para atingir um grande número de pessoas.

A declaração foi feita durante o Festival Gabo, realizado em Medellín, na Colômbia. O executivo afirmou ainda que a empresa já esperava que seu aplicativo seria usado para disseminar informações falsas na eleição brasileira.

"Sempre soubemos que a eleição brasileira seria um desafio. Era uma eleição muito polarizada e as condições eram ideais para a disseminação de desinformação", afirmou Supple, no evento, ainda de acordo com a Folha.

Ele informou que o uso do mensageiro por campanhas políticas em si é permitido desde que se respeite os termos de uso, que proíbem o disparo em massa. Supple também destacou que, este ano, a empresa enviou equipes para acompanhar as eleições de Índia, Indonésia e Parlamento Europeu.

Além disso, o executivo lembrou que a plataforma tem adotado medidas para impedir o envio em massa de mensagens. Ele reiterou a informação de que o WhatsApp tem banido cerca de 2 milhões de contas por mês ao redor do mundo.

Em 2018, reportagens indicaram que empresas foram contratadas no período eleitoral para fazer envios maciços de mensagens políticas em favor do hoje presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do então candidato Fernando Haddad (PT).

Ao Tecnoblog, o WhatsApp afirmou ter anunciado ainda antes do segundo turno da eleição do ano passado que baniu centenas de milhares de contas por tentativa de envio em massa ou automatizado de conteúdo no período eleitoral.

"Nós também notificamos empresas que diziam oferecer serviços de envio em massa de mensagens, uma violação dos nossos termos de serviço. Estamos sempre trabalhando para aperfeiçoar nossos sistemas para prevenir abusos no WhatsApp", disse a empresa, em nota.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Silva
O mais curioso é que posso afirmar mesmo que não recebi mensagens, pois sabendo do racha que está até hoje no país, não tinha o costume de usar minhas redes pessoais para pauta política. Quanto aos meus contatos receberem, aí é algo pelo qual não posso atestar. É como você falou, Fake News parte do processo de modificar narrativas e desinformar a quem lê, induzindo a pensar bem ou mal sobre determinadas pessoas ou grupos.Eu apenas me manifestei aqui, pois como pode se ver nos comentários, a maioria já entendeu pela matéria que foi Bolsonaro o principal autor de disparos(o que não confere, pois a matéria não aponta lados), mesmo que a campanha dele tenha sido uma das mais baratas para um eleito, enquanto ao mesmo tempo, Haddad, que fechou a campanha em Déficit, está isento de qualquer suspeita ou cobrança feita pelo público, foi multado pelo TSE e não houve quem ligasse os pontos ou criado a teoria da conspiração, afinal é uma figura desconhecida que se eleita seria um satélite para um ex-presidente preso.Quanto a empresas usarem impulsionamento, isso é muito possível para AMBOS OS LADOS, só que para ser incriminatório, é preciso comprovar que há ligações partidárias ou se houve dinheiro público envolvido, pois caso tenha sido uma ação espontânea das empresas que bancaram visando a eleição de seu candidato, a história morre aí.
J_Eduardo
É muito curioso estes tempos de pós verdades, onde o que no passado era aceitável pq era do interesse, mesmo sendo ilegal, hoje não deve ser divulgado, Pq é que é crime. Os vazamentos das manobras da operação lava jato mostram isso claramente, mesmo para leigos. Os vazamentos selecionados do juiz de curtitiba no tempo exato do noticiário da Tv (ah, mas eu não assisto, eu dúvida, pq em qualquer lugar que se almoce na rua se assiste tv na globo) e que depois eram usados para criar um fio de meada para para construir uma coerência sobre os dados que se quer manipular. Fico pensando como não funciona a justiça para cidadão quando existe interesse econômico que possui relação direta ou conhecimentos junto a estes mesmo senhor da justiça. . O triste disso tudo é que na prática, no mundo real, o aumento do Salário mínimo - que não terá correção de inflação, as perda dos direitos trabalhistas e previdenciários estão sendo removidos e nada parece mudar os rumos disso. Mesmo que universidades sérias, com a número dois do país, a UNICAMP, que prove matematicamente revisando os Cálculos do governo , ainda assim tem gente que acredita que tudo é correto e culpa de um passado (sem maiores detalhes específicos) e ainda se mantém irredutível e diz que vê problemas no antes (eleição) e no agora e Continua afirmando que não recebe e ou divulga fakenews ou foi influenciado. Putz a internet está aí para nos fazer refletir e mudar de perspectiva, bastA buscar as informações em dois três veículos confiáveis nacionais ou estrangeiros, fugir de sites e blogs que tem nomes sugestivos, mas não tem banco de notícias anteriores ao período da eleição....são muitos meios de se conseguir analisar os dados e construir uma perspectiva crível das coisas....pq na prática que m continua sendo esmagado são os que menos podem combater ou compreender isso...
J_Eduardo
Acredito que ninguém pode afirmar que não recebeu mensagens, pois mesmo que não esteja em grupos ligados à determinado candidato, vc tem contatos que poderiam receber, sem vc saber e eles repassavam para vc , pq era livre em quantidade e muitos ainda afirmavam que era mensagem de fonte seguro de dentro de lugar “A” ou “B”. A fakenews vale recordar podia ser baseado em algo montado de forma bem elaborado para parecer com o fato verdadeiro , mas como não temos ciência sobre as fontes, não temos tempo ou paciência em buscar, acabamos acreditando naquilo. Algumas coisas são toscas, mas em geral fakenews que são repassadas neste esquema tem todo um aparato para fazer parecer verdade. Pense que usou parte de um jornal d a internet que tem nome que da um certo ar formal tipo folha disso ou daquilo, ou correio de sei lá onde. Usando estes jornais criados para divulgar e juntando coisas sem a menor relação consegue se construir ou destruir a imagem do que quiser. Não sei se sabe que a campanha do presidente eleito usou “big data” que não é crime, mas usando o que o povo deseja e criando pseudo verdades acaba que convence e ainda faz as pessoas acabarem que não foram influenciadas. Me recordo da fakenews sobre a fiocruz e a disseminação de doenças , mas recentemente a caixa tetrapack no qual o leite era reeenvasado e por aí vai.... algumas elaboradas e outras mais toscas....espero ter ajudado a refletir ....
J_Eduardo
Possivelmente vc recebeu de amigos, sem perceber. O esquema funcionava com os disparadores enviando para grupos de apoio ao candidato. Estas pessoas repassavam a seus Contatos e como foram criados diversos grupos para isso, muitos inclusive oficiais, as mesagens eram repassadas com facilidade. Perceba que a fakenews pode partir de uma parte da verdade, em casos mais brandos, ou pode ser algo mais elaborado. Saindo do espectro político, vc pode receber uma notícia falsa que terá todos os indícios de veracidade, mas como não tem tempo ou interesse em validar e os indícios são altos, por exemplo, alguém citando seu nome, a empresa que trabalha e que teve contato direto com aquele fulano e tal. Assim muitas vez, a pessoa acaba definindo um posicionamento frente ao fato e acredita que não foi envolvido ou influenciado por fakenews, mas na verdade de foi e é isso que a matéria sobre os disparos confirma....
Mendonza
Governo inapto pra qualquer coisa kkkkkk Ainda tem mais 3 anos pelo menos teremos memes garantidos, pq desenvolvimento pode esquecer.
Mendonza
Chora mais alto que não tô conseguindo ouvir daqui loser kkkkk
Vitor Hugo
assim como foi o Lula que governou no governo da Dilma né? você tá viajando.
Vitor Hugo
ih, sentiu kkkkkkkk tu n precisa virar nome pra passar pano, como fez.
Vitor Hugo
e você tá passando pano pra quem? Lula chegou a concorrer? Ele apareceu na sua urna?pois é, tu tá defendendo bandido. parabéns.
Bruno Tenório Souza
Mas o Lula É bandido. Condenado em duas instâncias e retificado pelo STF.
Vitor Hugo
acabou de ler (será que leu?) uma denúncia grave sobre a eleição, vem passar pano e ainda chama outros de defensor de bandido. falta de caráter o nome.
Bruno Tenório Souza
Ele ignorou a parte "e do então candidato Fernando Haddad (PT).": https://g1.globo.com/jornal...
Bruno Tenório Souza
a maconha bateu forte aí.
Bruno Tenório Souza
#MulaLibre
Gustavo
Virjão defensor de bandido.
Gustavo
Militonto de esquerda ficou com os olhos fechados durante anos em relação as mais variadas falcatruas. Agora virou vidente... Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gustavo
Tá bom mongolão. Agora me diga, seu candidato era quem? O que ele está fazendo atualmente pelo país?Tu é só mais um mongolão sujo, falando do bozo mal lavado.
NPossibilidades
Isso mesmo!
NPossibilidades
Mais ou menos, as pessoas até passaram mensagens, mas nada com cara de “mensagem em massa”.De qualquer forma, perguntei para várias pessoas se em seus círculos sociais isso aconteceu e ninguém viu estas tais mensagens. Em vários fóruns por aí também a resposta foi a mesma.
Jacques
O que sei que circulava por ai era sempre as mesmas correntes idiotas que sempre tão repassando ai, claro que tinha os 2 lados da coisa, não dá pra defender nenhum deles.Fora que também dá pra enviar algo desse tipo pra denegrir a imagem da oposição ou mesmo mandar mensagem a favor do seu concorrente depois acusar ele que fez isso, por ser esquema ilegal pouco importa quem contrata ou o conteúdo da mesma, o que vale é se o cliente vai pagar ou não.No final das contas, é a mesma coisa de antigamente que enviavam cartas, davam brindes, showmício, ligações no telefone com mensagem previamente gravada, só mudou que agora usa o whatsapp.
RODRIGO
#LulaLivre!!!
Rafael Salgado Ribeiro
pois eu recebi
Rafael Salgado Ribeiro
Tirar na marra opositor do poder porque não digeriram a derrota nas urnas? Querido, isso foi na eleição passada, vc tá atrasado.
Mendonza
Deixa de ser pateta cara, seu ídolo ta afundado em denúncias de rolo de tudo quanto é tipo e vc igual imbecil tentando limpar o vômito. Cria vergonha cara mané, de quebra os Bozo vão botar a esquerda de novo no poder kkkk
Mendonza
O legal disso é que tudo que a esquerda previa há dois anos atrás tá acontecendo, inclusive com dedo no cu e gritaria dos imbecis do PSL kkkkkkkkk é muita burrice desse clã.
Mendonza
O legal disso é que tudo que a esquerda previa há dois anos atrás tá acontecendo, inclusive com dedo no cu e gritaria dos imbecis do PSL kkkkkkkkk é muita burrice desse clã.
Marcus Pessoa
Nossa, isso é muita vontade de vestir a carapuça hein.Parabéns, bolsonazi passador de pano.
Gustavo
NOFFFA! Pra que esse discurso de ódio todo? Tu é mais um virjão que não aceitou a derrotada nas eleições?Vá rachar uma lenha, perder o cabaço que tu ganha mais... Kkkkkkkkkkkk
Gustavo
Tem os adoradores de mito, de laranjal, de poste, de presidiário...Segue o jogo militonto...
Gustavo
O teu candidato era quem mesmo?Es o sujo falando dos mal lavados.Kkkkkkkkkkkk
Felipe Morgan
Visionário? Kkkkkkkk. Seu cu
Felipe Morgan
E tu é o cu aberto que recebe a rola dos irmãos Bozo?
Felipe Morgan
Partiram dos aliados do seu cu
Felipe Morgan
Olha dentro do seu cu. Estão todas lá
Felipe Morgan
Sua mãe recebeu todas na buceta e no cu
Doug
A merda não só está feita como irá piorar.
Doug
Eles nunca falham! Haha
Thiago Silva
Eu não disse que os disparos não existiram, eu disse que ela" não provou que os disparos partiram pelos aliados de Bolsonaro", o que é muito diferente.
Doug
Aí os mentecaptos adoradores de mito e laranjal vão à loucura! Grande dia, ainda que tardio 👍🍊
Lucas Henrique
"Não teve provas". Com o Whatsapp confirmando e ainda tem dúvida?
Thiago Silva
O comentário mais lúcido que vi aqui.Até hoje a Patrícia Campos Mello não provou que os disparos partiram pelos aliados de Bolsonaro, e muito pouco se fala sobre isso.Enfim, agora falando como usuário do Whatsapp, durante toda a campanha eleitoral, não recebi nenhum disparo de ambos os lados, não que isso queira dizer que não ocorreu, mas tudo ao meu ver não passou de uma manobra para segurar uma vitória evidente de um dos candidatos, tanto que é uma história que só voltou a tona agora, por causa de duas deputadas de oposição ter deixado claro que uma tal CPMI que querem abrir tem o único objetivo de tirar na marra seu opositor do poder, visto que até hoje não digeriram bem a derrota nas urnas.
DanielBastos
Se vc acha que é só Bonsonaro deve ter perdido a parte das notícias do CyberMortadelas pra montagem de militância paga disfarçada de conteúdo orgânico.Acho que vc citou tudo pq a sujeira inimiga deve ser compartilhada enquanto a sujeira amiga escondida.Mas a gente lembra de ambas.
DanielBastos
Mas não foi o que ele disse pow.assim como o meu, recebi um monte de pessoas que existem, mas que passaram proposital e te.De um lado e de outro.Mas nenhuma foi em massa, tipo um número desconhecido me mandando msg ou ligando.
Dayman Novaes
Único comentário bom. [2
Dayman Novaes
Único comentário bom.
Anderson Silva
Teu círculo social, tal como o meu, é racional o suficiente pra não passar lixo pra frente - talvez seja isso :P
Como assim?
"O jumento petista ou a mulherzinha do coronel Ciro Gomes" kkkk
Danilo Cursino
Sabem, essas denúncias estão desde a época da campanha. Um véio de dono de uma grande rede de lojas, donos de emissora de TV, alguns atletas famosos, empresários vários, tá tudo aí muito bem denunciado e não é de hoje.
Danilo Cursino
Repetindo: Eu li sim, vocês que são limitados e acham que só porque eu falei de um a
Danilo Cursino
Eu li sim, vocês que são limitados e acham que só porque eu falei de um automaticamente estou do lado do outro nessa historia. A questão é: a maior base de WhatsApp é sim do Bolsonaro e ele quem acabou eleito, oras! Não tem nem que ser muito inteligente pra perceber o óbvio né? Essas denuncias são antigas e todo mundo se faz de besta
Danilo Cursino
Apareceu hahaha e já chega todos cheio de ui ui ui hahaha Não me ofendeu, mas pode tentar de novo se quiser, mais chance na próxima
Higo
Enquanto isso usuários comuns como eu não conseguem enviar mais do que 5 mensagens encaminhadas para os contatos. Vai vendo...
Sinceramente, também não vi...
dur-hur
Como assim?
Quando julgamento 🤔
Como assim?
Idem
Como assim?
A ptralhada fica doida kkkk
Como assim?
A ptralhada fica doida kkkk
Jônathas Arruda
Não duvido do uso do recurso por mais de um candidato.
Serginho
Sexta, no globo repórter!
Como assim?
Como vc sabe disso? Nós sabemos quem tem e quem gastou mais dinheiro na campanha
Jônathas Arruda
Não, não quero, mas eu a citei como estratégia política. Quer que eu desenhe, flor?
NPossibilidades
Engraçado. Lado A acusa o lado B de ter feito isso e vice-versa. Mas cadê as tais mensagens em massa? Alguém viu? Não recebi uma sequer e ninguém que conheço recebeu também. Todas as que recebi foram de pessoas conhecidas tanto de um lado quanto de outro, cada um tentando angariar voto para o seu candidato. Mensagem em massa? Aqui foi zero.
Matheus
Na mesma proporção que não foi
Jônathas Arruda
Mas em momento algum eu ataquei a proposta, só a citei. A conclusão é sua.
Como assim?
Mas que burrinho, então vc quer limite de internet? Coloca um limite só na tua kkkk
Como assim?
Vc deve ter visto que foi a favor dos dois candidatos né?
P. Herrera
Será q sabe msm? Não isento ninguém de nenhum lado.
Jônathas Arruda
Sim! A estupidez é proposital. hahaha
Anderson Silva
Depois que a 💩 tá feita e não tem mais como voltar atrás... fica fácil declarar essas coisas - admitir no ato ou sequer não fazer, que é bom... não sei porque isso parece ser tão difícil :P
Danilo Cursino
Vamos esperar o primeiro Bolsominion aparecer aqui pra ver as desculpas e nos divertimos com elas. Honestidade tem que ser unilateral pelo jeito hahaha
Júlio César
Nossa, quem poderia imaginar isso?
Danilo Cursino
Tomo mundo sabe essa resposta, quando todo mundo vai parar de bancar os sonsos? hahaha
P. Herrera
Nossa, eu tô bem surpreso com isso.
Jônathas Arruda
Ainda quando deputado, o atual presidente da República, o Jair Bolsonaro, apresentou projeto de lei proibindo que instâncias judiciais que não o STF bloqueassem o acesso ao WhatsApp no país; um pouco antes, o seu filho, também deputado, mostrou-se contra o bloqueio de internet imposto por operadoras após o fim das franquias de navegação. Olha, quem diria: foram absurdamente visionários. Perceberam antes dos demais que seria a internet que daria a tônica da campanha presidencial.Por que eu citei isso tudo? rs
rmrw
https://media.tenor.com/ima...
Jônathas Arruda
Quem contratou? Como contratou? Qual/quais candidato(s) foi/foram beneficiado(s)? Ficam os questionamentos.
Capitão Caverna
Whatsapp é o novo capitão óbvio