Início » Aplicativos e Software » Firefox 71 traz modo picture-in-picture para vídeos no Windows

Firefox 71 traz modo picture-in-picture para vídeos no Windows

Demais novidades do Firefox 71 incluem decodificador nativo de MP3 e melhorias no gerenciador de senhas

Emerson Alecrim Por

O lançamento de um serviço beta de VPN para Windows não é a única novidade que a Mozilla preparou para esta semana: a organização também lançou a versão final do Firefox 71, que traz como principal destaque a função picture-in-picture (PiP).

Firefox - picture-in-picture

Trata-se de um recurso muito útil. Com ele, você pode deixar um vídeo no YouTube sendo reproduzido em uma janela que fica acima de todas as outras. É possível redimensionar essa janela ou posicioná-la em qualquer ponto da tela.

Para isso, basta passar o cursor do mouse sobre um vídeo e clicar no botão azul que aparece à direita do player. Para devolver a reprodução à aba principal, é preciso apenas clicar no ícone correspondente que surge quando o cursor está sobre a janela do vídeo.

Mas a Mozilla avisa: por ora, o modo picture-in-picture funciona apenas no Firefox para Windows. As versões para macOS e Linux deverão ter acesso ao recurso a partir de janeiro de 2020.

Para quem não quiser esperar, existe um truque que pode fazer o PiP funcionar: digite about:config na barra de endereços, busque por media.videocontrols.picture-in-picture.video-toggle.enabled no campo de pesquisa e altere esse parâmetro para "true".

Firefox - picture-in-picture

Essa não é a única novidade do Firefox 71. A nova versão também traz decodificação nativa de MP3, melhorias no gerenciador de senhas Lockwise (que agora pode reconhecer subdomínios que pedem login), redesenho na interface de configuração avançada (o já mencionado about:config),o modo Kiosk (exibe apenas a página na janela do navegador, sem barras de navegação), entre outros.

O Firefox 71 pode ser baixado no site oficial. Para quem já usa o navegador, basta checar se a atualização automática foi realizada.