Início » Internet » Instagram proíbe cigarro eletrônico e tabaco em posts patrocinados

Instagram proíbe cigarro eletrônico e tabaco em posts patrocinados

Instagram também anunciou o Brand Collabs Manager, ferramenta para métricas de influenciadores

Emerson Alecrim Por

Se você acessa o Instagram regularmente, provavelmente já se deparou com postagens de influenciadores promovendo os mais diversos produtos. Mas alguns são proibidos, como tabaco, armas e, principalmente, cigarro eletrônico: a partir de agora, a plataforma irá reprimir publicações sobre esses assuntos.

Instagram

Na verdade, o próprio Instagram lembra que posts promovendo esses produtos já eram proibidos. Apesar disso, a plataforma vinha fazendo vista grossa para essas publicações, aparentemente.

Postagens promovendo armas e produtos de tabaco não parecem ser muito frequentes no Instagram. Por outro, a promoção de cigarros eletrônicos e afins ganhou bastante espaço na rede social nos últimos meses, tanto que a indústria de vaporizadores vem recebendo numerosas queixas por recorrer ao Instagram para atrair jovens.

A Juul, por exemplo, é uma marca de cigarros eletrônicos que ficou muito conhecida nos Estados Unidos, mas que se viu obrigada a fechar a sua conta no Instagram após ser criticada por promover anúncios voltados ao público jovem, não a fumantes.

O Instagram também está de olho em postagens sobre suplementos alimentares e álcool. Os influenciadores poderão abordar esses assuntos, mas seguindo uma série de restrições que entrarão em vigor a partir de 2020.

Brand Collabs Manager: métricas para Instagram

Instagram Brand Collabs Manager

Não são só restrições que o Instagram anunciou nesta semana. Na verdade, a principal novidade da plataforma é a disponibilização do Brand Collabs Manager, extensão de uma ferramenta de mesmo nome que já existe para Facebook.

Com ela, influenciadores e criadores de conteúdo em geral conseguem compartilhar métricas sobre suas postagens diretamente com marcas ou agências de anúncios.

O Brand Collabs Manager pode oferecer a anunciantes dados mais precisos do que serviço de terceiros que têm o mesmo fim. Para influenciadores, a ferramenta pode ajudar a atrair parcerias mais facilmente, especialmente nos países em que os números de curtidas são ocultados.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas para "um grupo selecionado de criadores". É possível saber mais sobre o Brand Collabs Manager aqui.

Com informações: Mashable, Instagram.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel R. Pinheiro
Tinha que proibir é essa merd* de ser vendida no mundo...