Início » Aplicativos e Software » Chrome para desktop ganha botões para controle de música e vídeo

Chrome para desktop ganha botões para controle de música e vídeo

Controles do Google Chrome permitem voltar, pular e pausar uma música ou vídeo

Emerson Alecrim Por

Quem é que nunca se atrapalhou na hora de encontrar a aba no Google Chrome que está executando uma música? Felizmente, agora está mais fácil lidar com a reprodução de mídia no navegador: as versões para desktop do Chrome ganharam um pequeno player com controles para voltar, pausar e pular um conteúdo em vídeo ou áudio.

Google Chrome - controles de mídia

Quando você abrir uma página que reproduz mídia, um ícone com símbolo de música aparecerá no canto direito superior do navegador, ao lado da foto do seu perfil. Ao clicar nele, você verá os botões para controlar a reprodução.

Graças a esse recurso, você não precisa ir até à aba que reproduz o som para pausar ou pular uma música, por exemplo. Outro detalhe interessante é que o reprodutor exibe controles para cada aba com áudio. Note, no exemplo abaixo, que há botões para uma aba com o Spotify e outros para uma página do YouTube.

Google Chrome - controles de mídia para Spotify e YouTube

Os controles de mídia estão disponíveis pelo menos desde agosto para Chrome OS e, recentemente, chegaram às versões do navegador para Windows, macOS e Linux (a partir do Chrome 79). Ou quase isso: por alguma razão, o Google removeu o anúncio oficial sobre a novidade do Chromium Blog.

Além disso, o player não vem ativado por padrão. Mas tudo bem, é fácil habilitá-lo: basta digitar chrome://flags/#global-media-controls na barra de endereços do Chrome e, em Global Media Controls, marcar a opção Enabled.

Por fim, reinicie o navegador. A partir daí, o ícone do reprodutor aparecerá automaticamente ao lado da barra de endereços sempre que uma página tiver um player de áudio ou vídeo. Pelo menos por aqui, o recurso funcionou bem com vários serviços, como YouTube, Spotify, Vimeo e SoundCloud.

Com informações: Ars Technica.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gilson Kochhann
Aqui o controle de mídia com teclado no Chrome funciona sem extensão.
João
Isso tinha há tempos no Edge Chromium.
Epic Mac Fadden - ODZ -
E tem gente que vai reclamar que deixa mais "pesado".
johndoe1981
Muito útil, assim como a barra de controle nativa do Windows. E não sabia que o Alecrim ouvia Thrash Metal 🤘
Baio-kun
Desnecessário quando já há a mesma função integrada ao SO. Só serve pra deixar o navegador AINDA mais pesado.
Dayman Novaes
No Mac é a mesma coisa, uma merda :(
Lucas Carvalho
interessante, atualmente eu uso a extensão streamkeys pra fazer isso que inclusive funciona com as teclas de mídia do teclado
Reginaldo Ribeiro
Util, recurso bacana.
raphael_silva
Isso não é do spotify e sim do WindowsVou te dar uma dica, usa a setinha ali pra mudar o source.https://uploads.disquscdn.c...
Felipe Fernandes
Se ativar isso o Chrome volta a associar os Fn de mídia? Quando liberou tive uma dor de cabeça com o Chrome tendo prioridade sobre os Spotify nos Fn, Quando tentava dar pause no Spotify ele dava pause em algum vídeo do Chrome e a música continuava tocando no Spotify.
Ed. Blake
Belo exemplo de música para ilustrar a matéria.
RODRIGO
O Firefox deveria ter o mesmo e o recurso preview nas abas!!!
Mateus Motta Silva
Basicamente oq já existe no Android.