Início » Aplicativos e Software » Google Nearby Sharing, o "AirDrop do Android", é demonstrado em vídeo

Google Nearby Sharing, o "AirDrop do Android", é demonstrado em vídeo

O Google prepara um método de transferência de arquivos para substituir o Android Beam

Victor Hugo Silva Por

O Google trabalha há alguns meses em um método de transferência de arquivos para Android parecido com o AirDrop, da Apple. O Nearby Sharing, até então chamado de Fast Share, foi demonstrado em um vídeo do XDA Developers.

A ideia do Google é permitir a transferência de arquivos com mais rapidez. O recurso depende do GPS do celular para encontrar aparelhos próximos e do Bluetooth para iniciar a comunicação. Em seguida, uma conexão Wi-Fi é criada entre os aparelhos para realizar a transferência.

No vídeo, os arquivos são enviados de um Pixel 4 para um Pixel 2 XL, ambos com Android 10. Segundo o XDA Developers, a transferência também funcionou entre um Pixel 2 XL e um OnePlus 7T Pro, e deverá ser liberada para celulares com o Google Play Services.

A tela do Nearby Sharing permite definir a visibilidade do celular. O dispositivo pode ser encontrado por todos os contatos salvos na conta do Google, para somente alguns deles ou para ninguém. Se a última opção estiver selecionada, o recurso pede autorização para transferir cada arquivo.

O método é o substituto do Android Beam, que usava NFC para transferir arquivos e foi descontinuada no Android 10. Ainda não há informações sobre quando o Google pretende oficializar o Nearby Sharing em seu sistema operacional.

Comentários da Comunidade

7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luís Henrique Brock

O Android atualmente é um SO muito completo e bem acabado, porém falta um método rápido e prático para compartilhar arquivos. O Airdrop nesse sentido é insuperável.

Mateus B. Cassiano

Mas é opcional. No vídeo o cara explica que teve que confirmar todas as vezes porque definiu a visibilidade como “oculto”…

Kira

eu não pude ouvir o áudio, mas veleu pela correção! :sweat_smile:

@xtudao

Uma das coisas que mais faz falta no Android é um Air drop.

Gustavo Afghani

Parece que tem um negócio parecido com esse no Windows 10, chamado “compartilhamento por proximidade” mas não usei ainda pra saber como é.

Kira

Acabei de perceber que a xiaomi já tem o seu modo de compartilhamento que se chama Mi Share, eu nunca usei, mas aqui ja consta a parceria com outras fabricantes.

Participe da discussão