Início » Aplicativos e Software » Google Nearby Sharing, o “AirDrop do Android”, é demonstrado em vídeo

Google Nearby Sharing, o “AirDrop do Android”, é demonstrado em vídeo

O Google prepara um método de transferência de arquivos para substituir o Android Beam

Victor Hugo Silva Por

O Google trabalha há alguns meses em um método de transferência de arquivos para Android parecido com o AirDrop, da Apple. O Nearby Sharing, até então chamado de Fast Share, foi demonstrado em um vídeo do XDA Developers.

A ideia do Google é permitir a transferência de arquivos com mais rapidez. O recurso depende do GPS do celular para encontrar aparelhos próximos e do Bluetooth para iniciar a comunicação. Em seguida, uma conexão Wi-Fi é criada entre os aparelhos para realizar a transferência.

No vídeo, os arquivos são enviados de um Pixel 4 para um Pixel 2 XL, ambos com Android 10. Segundo o XDA Developers, a transferência também funcionou entre um Pixel 2 XL e um OnePlus 7T Pro, e deverá ser liberada para celulares com o Google Play Services.

A tela do Nearby Sharing permite definir a visibilidade do celular. O dispositivo pode ser encontrado por todos os contatos salvos na conta do Google, para somente alguns deles ou para ninguém. Se a última opção estiver selecionada, o recurso pede autorização para transferir cada arquivo.

O método é o substituto do Android Beam, que usava NFC para transferir arquivos e foi descontinuada no Android 10. Ainda não há informações sobre quando o Google pretende oficializar o Nearby Sharing em seu sistema operacional.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luís Henrique Brock (@luisbrock)

O Android atualmente é um SO muito completo e bem acabado, porém falta um método rápido e prático para compartilhar arquivos. O Airdrop nesse sentido é insuperável.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Mas é opcional. No vídeo o cara explica que teve que confirmar todas as vezes porque definiu a visibilidade como “oculto”…

Kira (@kira)

eu não pude ouvir o áudio, mas veleu pela correção!

@xtudao

Uma das coisas que mais faz falta no Android é um Air drop.

Ecliptor (@ecliptor)

Em pleno 2020 e ainda não existe a solução pra isso. E ainda tem que ouvir nego falando “iPhone não tem bluetooth”. Uma preguiça… e pelo jeito isso vai virar bagunça, pois a Xiaomi tem um plano, a Samsung tem outro, Google idem, etc.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

A solução no Android era o Beam, que foi adicionado em 2011 mas era bem lento visto que embora usasse NFC para autenticar os dispositivos, a transferência dos dados em si era realizada por Bluetooth. Google matou o Beam no Android 10, provavelmente preparando o terreno para esse Nearby Sharing.

Outras fabricantes podem até desenvolver suas próprias soluções, mas como o Nearby Sharing é integrado no Google Play Services, vai estar disponível em praticamente todos os Androids, tanto novos quanto antigos, e vai coexistir com soluções de terceiros visto que não poderá ser removido pelas fabricantes…

Kira (@kira)

Acabei de perceber que a xiaomi já tem o seu modo de compartilhamento que se chama Mi Share, eu nunca usei, mas aqui ja consta a parceria com outras fabricantes. Screenshot_2020-01-25-12-39-10-084_com.miui.mishare.connectivity1080×2160 136 KB