Início » Legislação » Google pede que usuários não instalem Play Store em celulares Huawei

Google pede que usuários não instalem Play Store em celulares Huawei

Apps do Google não podem rodar em dispositivos não certificados; empresa diz que prática pode comprometer segurança

Paulo Higa Por

Enquanto a guerra entre Huawei e Estados Unidos não termina, o Google se pronunciou a respeito da prática de instalar aplicativos como YouTube e Play Store nos celulares da marca chinesa de formas “não oficiais”. Em um artigo de suporte, o buscador alerta que não permite executar seus aplicativos em dispositivos não certificados, e que fazer isso poderia comprometer a segurança do usuário.

Huawei Mate 30 Pro

O artigo é assinado pelo diretor jurídico do Android e Google Play, Tristan Ostrowski. Ele explica que, como os Estados Unidos incluíram a Huawei em uma lista negra que a impede de fazer negócios com qualquer empresa americana, o Google “está proibido de trabalhar com a Huawei em novos modelos de dispositivos ou fornecer aplicativos do Google, incluindo Gmail, Maps, YouTube, Play Store e outros para pré-instalação ou download nesses aparelhos”.

Nada muda para os smartphones da Huawei lançados antes ou em 16 de maio de 2019, data em que a fabricante chinesa foi incluída na lista negra. Curiosamente, o Huawei P30 Pro teve suas vendas iniciadas justamente no dia seguinte no Brasil — no entanto, como ele já estava disponível em outras regiões do mundo, o produto continua recebendo suporte do Google.

Os aparelhos lançados após o banimento da Huawei, como o Mate 30 Pro, são considerados “não certificados” pelo Google. Isso significa que eles não passam pela análise de segurança do Google Play Protect, feito para “garantir que os dados do usuário e as informações dos aplicativos sejam mantidos em segurança”.

Huawei Mate X

“Além disso, os aplicativos do Google instalados por sideload não funcionarão de maneira confiável, uma vez que não permitimos que esses serviços sejam executados em dispositivos não certificados, nos quais a segurança pode ser comprometida. O sideload de apps do Google também gera um alto risco de instalar um aplicativo que foi alterado ou violado de forma a comprometer a segurança do usuário”, diz o Google.

Em resumo: é tudo por sua conta e risco.

Huawei Mate 30 permite instalar apps do Google, mas…

Como nem o Google e nem a Huawei podem fornecer instruções de como instalar o YouTube, Play Store ou outro aplicativo do Google, não há nenhuma forma completamente segura de fazer o processo em um Mate 30 ou outro smartphone mais recente da marca chinesa: você sempre terá que se submeter a gambiarras e confiar em servidores de terceiros.

De fato, nós conseguimos instalar a suíte do Google em um Mate 30 Pro, por meio de um processo que envolvia fazer um backup do sistema e depois restaurá-lo por meio de uma cópia adulterada. Ainda assim, não há como executar softwares que fazem verificações adicionais de segurança, como o Google Pay e aplicativos de bancos em geral. Certos serviços populares, como a Netflix, também negam o acesso — inclusive por meio de aplicativos modificados, que param de funcionar repentinamente.

Como não existe forma segura de instalar no Mate 30 Pro os aplicativos normalmente utilizados pelo público brasileiro, o Tecnoblog não publicou um review do produto e não recomenda a compra do aparelho enquanto a disputa não é resolvida.

Comentários da Comunidade

20 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Como não existe forma segura de instalar no Mate 30 Pro os aplicativos normalmente utilizados pelo público brasileiro, o Tecnoblog não publicou um review do produto e não recomenda a compra do aparelho enquanto a disputa não é resolvida.

Encerrou a discussão.
 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido
Pra piorar, a imensa maioria dos apps precisam do Play Services pra rodar.
E acho que 99% dos jogos também.
Meu preferido, Bleach: Brave Souls, não rodaria no Mate 30 por isso.
Fabricio de Oliveira Silva
Acho que dá pra usar o OpenGApps, seria a melhor alternativa.
https://opengapps.org
@ksio89
Isso só resolve metade do problema, pois o aparelho ainda não seria certificado pelo Google, não podendo instalar apps de bancos, Google Pay e Netflix, por exemplo, a matéria até comenta isso.
Além disso, pra flashear pacotes Gapps, tem que desbloquear o bootloader pra instalar custom recovery, procedimento que quase sempre anula a garantia e que não é pra principiantes em Android.
Fábio Laurindo
Virou um aparelho típico do povo chinês limitado mais com jeitinho de uso, porém cá entre nós enquanto está briga estiver ocorrendo não vejo utilidade em gastar grana e ter que dar jeitinho para ter funções básicas.
Bopez
Cada vez estou mais convencido que o Android é um dos maiores pega-trouxa dos anos 2000. Muitos entusiastas caíram no “don’t be evil” e que essa plataforma, até por ser de código-aberto, seria diferente de sistemas proprietários vulneráveis ao vendor lock-in de gigantes de tecnologia que fazem o que querem. Pode-se instalar .apk de qualquer fonte, até trocar de ROM! Isso é liberdade.
Mas o Google virou a temida gigante com influência exacerbada. Aproveitou-se da ingenuidade das pessoas que vêem a Internet como um serviço público e construiu um negócio quase trilionário com propaganda hiper-direcionada, um feito que só foi possível pela compra, venda e agregação de dados cada vez mais íntimos a medida que foi dominando o mercado de buscas, entretenimento, mapas, e-mail, software de colaboração, pagamentos, etc.
Quando essa influência e as práticas absurdas de negócio começaram a ser notadas pelos mesmos entusiastas eles viram que, pelas costas deles, o Google desenvolveu uma série de certificações e API’s proprietárias que foram adotadas pela maioria absoluta dos apps. Agora, o sistema aberto e livre não consegue sequer tocar um vídeo na Netflix (Widevine) ou exibir um mapa dentro do Uber (Maps API) sem depender do Google!
Que fique claro, eu não estou defendendo a Huawei. Quero chamar a atenção para outro problema: qualquer pessoa que ousar não ter o Google em seu dispositivo Android vai ser impossibilitada de acessar apps bancários, redes sociais e serviços de transporte/delivery, por exemplo. Esse assunto deveria estar mais presente nas discussões, pois nunca empresa alguma (nem a Microsoft, quando dominava o mercado de browsers) teve o poder de se posicionar como requisito básico para acessar a Internet.
@LeandroCSC
Enquanto houver esse imbróglio jamais vou adquirir um aparelho da Huawei.
De fato é uma situação lastimável. Se trata de um baita smartphone.
Querendo ou não aqui no Brasil vamos continuar sob o domínio da Samsung e da Apple. A Xiaomi já apresenta avanços,mas ainda tem muito chão pela frente…
Vítor Gomes Neves Oliveira



ksio89:


Como não existe forma segura de instalar no Mate 30 Pro os aplicativos normalmente utilizados pelo público brasileiro, o Tecnoblog não publicou um review do produto e não recomenda a compra do aparelho enquanto a disputa não é resolvida.



Adorei isso. Já vi vários sites e até pessoas falando: “Ah, é fácil de instalar a Play Store”, mas esquece que pra um usuário comum, isso seria impensável. Eu, por exemplo, não consigo ver minha mãe ou avó indo buscar tutorial na internet de como instalar a Play Store no Huawei Mate P30 kkkkkkkk
Fico triste pelos usuários que cairão na lábia dos vendedores pra comprar o P30.
Cicero Pazei
Os estados unidos é um país deprimente, a inveja chega prejudicar ou até destruir uma empresa tecnológica como a Huawei
Vítor Gomes Neves Oliveira
Versões HTML são horríveis e tbm não tem como ultilizar coisas como o WhatsApp, Nubank etc. Nunca será nem perto a um celular normal.
Fabricio de Oliveira Silva
É verdade, mas já ajuda. Negócio é que é complicado mesmo instalar essas coisas. Meu celular não é certificado (uso custom rom) e não tenho problemas, mas pra alguns pode ser ruim
LekyChan
@Marco_Antonio1 neste caso não faria diferença a MS ainda existir como concorrente, já que ela é uma empresa americana e também não pode fazer negócios com a Huawei enquanto durarem as proibição do governo americano.
@leonardo_bernardo_al a saida para quem quer usar pe instalar o gapps por conta seguindo os inumeros tutoriais que há na internet, mas mesmo isso não fará o celular funcionar 100% aqui no brasil já que muitos apps verificam se o aparelho tem certficação da Google.
@Sandro_Caleu mesmo o google tem que obedecer o governo, ele não esta acima da lei.
Participe da discussão