Início » Celular » O que é NFC?

O que é NFC?

Descubra o que é NFC e suas aplicações no dia dia como cartão de crédito, roleta ou catraca de ônibus e metrô

Bruno Gall De Blasi Por
TB Responde

O NFC é um recurso que vem ganhando espaço no Brasil. Presente em celulares, smartwatches e até mesmo cartões de crédito (cartão contactless), a tecnologia não só permite transações financeiras, como pagamentos, mas também é capaz até mesmo de destravar portas e roletas de transporte público. Saiba o que é NFC e como funciona.

O que é NFC em celular?

Afinal, o que é NFC?

NFC é uma sigla para “Near Field Communication”. Levando para o bom português, trata-se de uma tecnologia de troca de dados sem fio por aproximação entre dois dispositivos, e que pode ser utilizada para diversas finalidades – inclusive pagamentos.

A utilização da tecnologia é simples. Basta aproximar o celular depois de acionar a função, relógio ou cartão de crédito em um dispositivo ou tag compatível e pronto. Toda a troca de informações será realizada em questão de segundos.

Mas para que serve NFC?

Embora o recurso seja diretamente relacionado a pagamentos, a tecnologia pode ser utilizada de várias formas. Um exemplo é o uso dela para destravar portas com fechaduras digitais. Existe também a possibilidade de você saber mais sobre um produto em uma loja ao encostar o seu celular em uma tag.

Enfim, há diversas funções para a tecnologia!

NFC em ônibus em São Paulo

E quais dispositivos têm NFC?

O NFC depende de um chip específico, alocado dentro dos dispositivos compatíveis. Sendo assim, não é todo celular ou smartwatch que tem suporte, por exemplo. Mas de uma coisa você pode ter certeza: ele está disponível até mesmo em cartões de crédito, como é o caso do cartão contactless.

Outro fator que deve ser levado em conta é que a tecnologia não é exclusiva de smartphones ou wearables mais caros, e está disponível em diversos dispositivos da Asus, Apple, Huawei, LG, Motorola, Samsung e Xiaomi. Você pode encontrá-la nos segmentos premium e intermediário. Ainda assim, é mais provável que o recurso seja visto com mais facilidade no primeiro grupo.

Como saber se meu celular tem NFC?

A melhor maneira para descobrir se um celular tem ou não NFC é verificar a ficha técnica do smartphone no site da fabricante. Há, também, alguns casos específicos onde toda uma linha traz a tecnologia, como é o caso dos iPhones desde o iPhone 6S Plus e todos os lançamentos mais recentes da linha Samsung Galaxy S e Galaxy Note.

Você também pode verificar no próprio sistema, caso utilize Android, se há opção para ativar o recurso ou não. Para isso, basta acessar as “Configurações de rede” (Wi-Fi, Bluetooth, rede e afins) ou “Dispositivos Conectados” do seu celular. O procedimento, vale lembrar, pode variar de fabricante para fabricante.

NFC em utilização

O que é pagamento NFC?

O pagamento é uma das funcionalidades mais utilizadas do NFC no dia a dia. Tudo funciona como mágica, da seguinte forma: você configura seu cartão de crédito ou débito no celular e depois é só encostar na maquininha de cartão (caso seja compatível e esteja habilitada) para realizar os pagamentos. E pronto, transação realizada.

Atualmente, há três formas para utilizar essa função no Brasil. No caso do iPhone e Apple Watch, os usuários devem utilizar o Apple Pay. Já no caso do Android, há duas opções: Google Pay (atual Android Pay) e Samsung Pay. A segunda, porém, está disponível apenas para quem tem celulares da Samsung.

Mas… calma!

Isso não significa que uma cobrança será gerada toda vez que você encostar o smartphone ou smartwatch em alguma coisa. Em primeiro lugar, o pagamento só é realizado caso você habilite a função antes de realizar a transação – que, normalmente, exige uma senha ou uso de biometria. Depois, há um limite de R$ 50 a ser pago sem a senha do cartão. Ou seja, você sempre precisa autorizar de toda forma.

NFC é seguro?

Antes de qualquer coisa, precisamos repetir algo que já falamos aqui no Tecnoblog: não existe tecnologia 100% segura. Isso, porém, não retira uma das principais características do NFC, pois própria questão de conexão por proximidade já é um recurso que protege os usuários, pois reduz os riscos de interceptação de conexão.

Há, também, a questão do limite de R$ 50, como já mencionamos anteriormente. Ainda assim, vale a pena sempre conferir onde você está utilizando a tecnologia para evitar riscos desnecessários.

Para saber mais sobre segurança, nós preparamos uma matéria que explica se pagamento com cartão contactless é seguro e que pode lhe ajudar a responder essa pergunta.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação