Início » Aplicativos e Software » WhatsApp coloca novo limite no encaminhamento de mensagens

WhatsApp coloca novo limite no encaminhamento de mensagens

WhatsApp avisa se mensagem é encaminhada com frequência; objetivo é evitar informações falsas sobre coronavírus (COVID-19)

Felipe Ventura Por

O WhatsApp já colocava um aviso e uma seta dupla em mensagens que são encaminhadas com frequência; e a partir desta terça-feira (7), o app limitará o encaminhamento desse tipo de conteúdo para apenas um contato ou grupo por vez. Outras mensagens ainda poderão ser repassadas para até cinco conversas por vez. O objetivo é evitar a disseminação de informações falsas em meio à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

whatsapp-Pixabay

“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp”, explica a empresa no blog oficial. “Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez.”

Ou seja, vai funcionar assim:

  • se a mensagem tiver uma seta dupla e for sinalizada por Encaminhada com frequência, ela poderá ser encaminhada novamente para um contato ou grupo por vez;
  • se a mensagem tiver apenas uma seta e for sinalizada por Encaminhada, ela poderá ser encaminhada novamente para cinco contatos ou grupos por vez;
  • se a mensagem não tiver nenhuma seta nem for sinalizada, ela também poderá ser encaminhada para cinco contatos ou grupos por vez.

WhatsApp tenta conter informações falsas

“Temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas”, explica a empresa. “Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais.”

Esses limites podem ser facilmente burlados se a pessoa copiar a mensagem e colar para cada um dos contatos, em vez de usar o recurso nativo de encaminhar. Mas, segundo o WhatsApp, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo caiu 25% depois que o limite foi reduzido no ano passado — o máximo eram de 20 conversas por vez; atualmente são 5.

Comentários da Comunidade

12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Moraes Barbosa

E eu achando que o Bolsonaro que era o ditador e que ele iria trazer a ditadura de volta. Má rapaz n é q eu estava errado…

Sérgio

Empurrando o povo pro Telegram. Aliás enquanto o Whatsapp tem um bot sem vergonha sobre a pandemia o Telegram é comunicador oficial usado em vários países. Uma pena que ainda não tem nada do BR.

Rodrigo Dias

Antes fosse só as fake news. Aquele dono de buteco que precisa fazer delivery e as pessoas só usam o WhatsApp. Vai enviar o seu serviço e aí, o WhatsApp bane ele e não explica o motivo.

Aí quem usa de forma séria vai ser prejudicado por causa dessa falta de transparência do Facebook. Daqui a pouco só pelo fato de tu abrir o app, eles te bloqueiam.

É meus amigos, está começando a derrocada do WhatsApp.

Rodrigo Dias

Esperar o quê, né? O pessoal demorou muito tempo pra colocar um modo escuro, e quando coloca é um troço mal feito. Agora com esse negócio de videoconferência, isso inexiste na versão web.

Lucas Blassioli

Bane logo a função encaminhar…

Breno

Uma vantagem excelente no Telegram nesse quesito de fake news é q ele mantém um link com o autor da mensagem (infelizmente dá pra desativar =/ ). Assim dá sempre pra gente entrar em contato com o autor da mensagem e questionar a suporta mensagem legítima.

Daniel Neves

Mas não afeta esse uso. Isso é para mensagens que já foram encaminhadas para a pessoas.

Basta o dono do negócio criar a mensagem que ele vai conseguir enviar normal. Inclusive acredito que devam usar canais. E contas profissionais.

Mas concordo que o Whatsapp é super defasado para o uso que a maioria das pessoas precisam

Schio ☭

Deveria exibir um popup com informações oficiais toda vez que tocasse numa mensagem com as palavras chaves da doença (algo que não precisa o whatsapp acessar o conteúdo da mensagem para isso)

Mickey Sigrist

Nunca será aqui no Brasil, pode esquecer. Felizmente não dependemos disso pra poder utilizar o Telegram.

André Sousa

WhatsApp e Facebook podiam empregar todo esse esforço em combater fake news de covid-19 também nas eleições.

Participe da discussão