Google cria processador para não depender da Qualcomm

Google Pixel 6 pode vir com processador próprio em 2021, em vez de chip Qualcomm Snapdragon

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google pixel 3 xl

E se o Google Pixel viesse com um processador feito pela própria Google? Esta pode ser a realidade das próximas gerações do smartphone, justamente para reduzir a dependência da Qualcomm em seus celulares e wearables.

É o que conta o Axios. De acordo com o site, está nos planos da Google o desenvolvimento de um processador próprio, feito em parceria com a Samsung, para garantir mais independência à empresa e possivelmente para bater de frente com a Apple no mercado de wearables.

A expectativa é de que o chip com nome interno “Whitechapel” esteja disponível comercialmente já em 2021, no Google Pixel 6.

A produção já está em curso. A sexta geração do Google Pixel pode trazer um processador com oito núcleos ARM, junto com outros componentes para dar mais poder de fogo às soluções de inteligência artificial da companhia e ao Google Assistente.

Não há informações sobre quais componentes serão utilizados pela Google para redes móveis. Mas é possível que a companhia acabe optando por modems da Qualcomm, o que não removeria totalmente a empresa norte-americana das fichas técnicas dos celulares.

Demais apostas envolvem o uso do Whitechapel em outros dispositivos da Google em um futuro próximo. Conforme observa o Ars Technica, o projeto pode beneficiar o desenvolvimento de wearables, como no caso da Apple, que desenvolve seus próprios componentes.

Espera-se também que a companhia aproveite os novos chips em Chromebooks.

O Google não comentou sobre o caso.

Com informações: Axios, Ars Technica e Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados