O que é NIS/PIS?

Conheça a definição de PIS e NIS, saiba para que serve a identificação e descubra como consultar seu número pela internet

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 7 meses
Definição de PIS/NIS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O PIS/NIS é um número de cadastro feito pela caixa que identifica trabalhadores, beneficiários de programas sociais, entre outros, e que serve para o recolhimento de benefícios vinculados à sua carteira de trabalho. A seguir, saiba mais detalhes sobre esse número e qual a diferença entre as nomenclaturas.

De acordo com a Caixa, o NIS/PIS é o Número de Identificação Social — é um número de cadastro realizado pela Caixa Econômica Federal e em que devem ser cadastrados:

  • o trabalhador: vinculado à empresa, cooperativa ou empregador pessoa física;
  • os beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo Gestor do Programa);
  • o diretor não-empregado quando optante pelo FGTS;
  • os beneficiários de Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).

Para os trabalhadores, este número será utilizado para identificá-lo no recolhimento e recebimento do FGTS, Seguro-Desemprego, Abono Salarial e no ato da aposentadoria.

Para os demais cadastrados, o número é utilizado para realizar o pagamento de benefícios ou como chave de identificação nas Políticas Públicas ou emissão da CTPS.

Pode acontecer de uma pessoa ter um NIS sem ainda ser um trabalhador (por isso o mesmo número), e esse número deve ser informado à empresa no momento da contratação, evitando assim um eventual cadastramento em duplicidade no sistema.

Carteira de Trabalho Digital. (Imagem: Agência Brasil)
Carteira de Trabalho Digital (Imagem: Agência Brasil)

Qual a diferença entre PIS e NIS?

Pode parecer um pouco confuso, mas note que PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (Número de Identificação Social, também chamado de NIT) são exatamente o mesmo número. Mas eles podem ser gerados em duas bases de dados diferentes.

O PIS é gerado logo que você assina a carteira de trabalho no seu primeiro emprego. O NIS nasce por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe auxílios do governo como o Bolsa Família.

Sendo assim, uma inscrição no NIS é atribuída para identificação de cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se um PIS. Um PIS é um NIS com dado de vínculo empregatício.​

Com informações: CAIXA e Valor

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PIS/PASEP na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados