Início » Aplicativos e Software » Dropbox Passwords: novo gerenciador de senhas entra em teste

Dropbox Passwords: novo gerenciador de senhas entra em teste

Em fase beta fechada, Dropbox Passwords surgiu recentemente na Google Play Store, sem fazer barulho

Emerson Alecrim Por

Se você não se deu bem com nenhum gerenciador de senhas disponível atualmente, saiba que uma nova opção está vindo aí: o Dropbox Passwords foi lançado recentemente para Android. Ou quase isso: embora você já possa baixar a ferramenta na Google Play Store, por ora, ela só funciona para quem tiver convite.

A explicação está no fato de Dropbox Passwords estar em fase beta fechada. Provavelmente, é por isso o Dropbox disponibilizou a novidade sem fazer alarde.

Mas, com base na descrição do aplicativo na Play Store e nas capturas de tela disponibilizadas ali, é possível perceber que a ferramenta é bastante simples na comparação com soluções como 1Password e LastPass.

Dropbox Passwords

Pelo o que já se sabe, o Dropbox Passwords gera senhas fortes para diversos tipos de serviços, permite sincronizá-las em vários dispositivos, suporta “criptografia de conhecimento zero” (apenas o usuário tem acesso aos dados armazenados no aplicativo) e permite preenchimento automático de campos de login.

Por outro lado, funções avançadas, como importação de senhas de navegadores e integração com autenticação em dois fatores são recursos ausentes.

Das duas, uma: ou o Dropbox quer mesmo que o seu gerenciador de senhas seja básico — talvez para atrair um grande número de usuários pela facilidade de uso — ou a ferramenta simplesmente está em fase muito inicial de desenvolvimento.

Como não há anúncio oficial sobre o Dropbox Passwords, ainda não é possível entender quais os planos para a novidade ou como é possível obter um convite para a fase beta, por exemplo. Mas vale a pena ficar de olho: vindo de onde vem, o novo gerenciador de senhas tem tudo para ser uma opção realmente interessante.

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano Garcez (@Adriano_Garcez)

Uso LastPass há anos e não tenho do que reclamar - ok, backup não é muito fácil no Chrome, mas a gente dá um jeito.

É bom ver que mais empresas estão interessadas em password managers, ainda mais de uma gigante como a Dropbox, mas eles precisam agilizar esse 2FA pra ontem, ou poucos irão usar.

Schio ☭ (@Sckillfer)

Uso o LastPass por falta de opção gratuita mesmo. O app ruim… Tu configura pra não ficar pedindo senha toda hora e ele ignora, toda vez que reinicia o telefone tu tem que manualmente abrir ele pra aparecer na area de notificação (já que a maioria dos apps pra android não suportam preenchimento automático) e quando tem que pesquisar a senha no ato do preenchimento é um caos. Fora que sempre tem que ficar reativando o serviço de acessibilidade, mas isso é erro do Android desde… Desde sempre e nunca corrigido.

Kawe (@kaweantonio)

De gratuito eu uso o Bitwarden, a maioria (se não todos) dos problemas que você mencionou nunca tive problema com ele. Tem todos os recursos do Lastpass e acho que o Bitwarden funciona bem melhor, principalmente o app pra Android. Outra coisa dahora é que ele é open source tbm.

Juliano Ferretti (@Ferretti)

Eu uso a versão paga do Bitwarden, achei ele mais completo que o 1Password e custa 1/3 do valor.

O que deixa muito a desejar é a interface, que digamos, ainda é meio que “espartana”

Fora isso o App é o que de longe melhor me atendeu, mas estou bem curioso do que vai sair daquele projeto open sourse da Apple, também pra gerenciamento de senhas fortes.

Rodrigo (@rbraga)

Eu tenho usado o 1Password e estou bastante satisfeito. Mas por tratar-se do Dropbox acho que eu daria uma chance

anon31878329 (@anon31878329)

Enpass amigo, não é gratuito, mas tu paga 4 reais por ano. A ferramenta não armazena em servidores próprios (o que já aumenta em muito a segurança), ao invés disso ela permite que você escolha sua própria cloud, dando suporte ao Google Drive, OneDrive, Dropbox entre outros. Ele armazena o arquivo criptografado em sua conta de armazenamento online e faz a sincronização através deste arquivo.

Completo, com extensão para todos os navegadores, aplicativo para Android e IOS, software para Linux, Windows e Mac.

Eu o achei procurando uma alternativa ao LastPass e me surpreendi pela qualidade.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Vou testar esse app. Estou com o mesmo problema do Sckill e o Lastpass… app feio e mal feito

Vinicius Andrade (@Toloko)

Bitwarden user here too

Thiago Xavier (@thiagolead)

Uso o Bitwarden achei ele mais fácil de usar do que os outros. Apesar de sua interface simples ele é mais descomplicado e direito ao ponto.

anon31878329 (@anon31878329)

Na verdade, desde o Android 9 os gerenciadores de senha não precisam da acessibilidade, existe o recurso nativo e dedicado. São pouquíssimos os apps que não funcionam, nestes casos, só abrir o gerenciador e copiar a senha.

Kawe (@kaweantonio)

Eu tenho muita vontade de assinar o premium do Bitwarden no futuro, principalmente pra aposentar o Authy hahahaah

Schio ☭ (@Sckillfer)

Eu citei exatamente que a maioria dos apps NÃO suporta a API de preenchimento automático (a Google não exige suporte) e por isso o serviço de acessibilidade é indispensável.

anon31878329 (@anon31878329)

Fora que sempre tem que ficar reativando o serviço de acessibilidade, mas isso é erro do Android desde… Desde sempre e nunca corrigido.

Você disse que é um erro do sistema e que não foi corrigido até hoje e eu te disse que o recurso dedicado e nativo já existe, portanto a necessidade de acessibilidade não é um erro do Android. Agora se você estiver falando que ter que ficar reativando o serviço de acessibilidade que é o erro, isso também não é um erro. O sistema desativa a cada atualização do aplicativo que o usa, por questões de segurança. O recurso de acessibilidade é muito perigoso e cria uma brecha muito grande, desta forma, a cada atualização do App, o S.O o desativa por questões de segurança, evitando que um app use a acessibilidade sem conhecimento do usuário.

Schio ☭ (@Sckillfer)

O app não precisa ser atualizado pra ser desativado, se ele travar ou algo encerrar ele em plano de fundo já é o suficiente. Tudo que é falha de projeto no Android alguém coloca esse discurso de que é uma “feature” de segurança, só esqueceu que é um recurso de ACESSIBILIDADE, nesse caso usado pra burlar o descaso da Google em impor suas APIs, mas vai explicar pra quem usa pra conseguir usar o dispositivo (ou seja, quem precisa de acessibilidade) que o telefone fica desativando a ferramenta que permite ele usar aparelho por “segurança”. Apps com acesso de administrador do dispositivo pode literalmente apagar todos os dados, desativar a senha… E não exigem reativação depois de atualização.

anon31878329 (@anon31878329)

Da uma lida na documentação do que é possível fazer com o recurso de acessibilidade e aí tu me responde se realmente é bacana ele permanecer ativado ad eternum.

Não é justificar falha de projeto, é que usuário adora reclamar de qualquer recurso que ofereça um mínimo de segurança.

Reclama de 2FA, reclama de política de senha, reclama de ter que dar permissão, reclama de recursos perigosos como o de acessibilidade sendo desativados de tempo em tempo.

Mas quando dá a merda, culpa o sistema.

Exibir mais comentários