Início » Internet » Google Imagens vai exibir informações complementares sobre fotos

Google Imagens vai exibir informações complementares sobre fotos

Google Imagens está sendo integrado ao Knowledge Graph para mostrar informações explicativas sobre fotos pesquisadas

Emerson Alecrim Por

O Google Imagens vai ficar mais esperto. A partir desta semana, usuários nos Estados Unidos poderão usar o serviço não só para buscar imagens, mas também para encontrar informações sobre elas, como lugar ou pessoa que aparece na foto, origem desta, contexto histórico e assim por diante.

Google Imagens - informações complementares

Um exemplo dado pelo próprio Google: suponha que você esteja procurando um parque com um rio para nadar. Ao encontrar uma foto que se enquadra nesses requisitos, você poderá consultar uma caixa de informações que aparece logo abaixo contendo nome, localização do lugar, história e outros detalhes.

Da mesma forma, se você pesquisar pelo trabalho de um arquiteto famoso, por exemplo, o Google Imagens poderá exibir informações sobre ele ou suas obras. Os resultados também poderão disponibilizar links com mais detalhes sobre o assunto ou que apontam para tópicos relacionados.

Esse tipo de funcionalidade faz sentido porque o Google tem um gigantesco banco de dados para informações complementares: o Knowledge Graph, sistema dinâmico que, desde 2012, exibe detalhes relevantes sobre o termo pesquisado diretamente na página de resultados.

Google Imagens - informações complementares

É graças ao Knowledge Graph que o buscador mostra uma caixa de informações resumidas quando você pesquisa no Google por uma doença, por exemplo.

Mas, se o Knowledge Graph existe desde 2012, por que só agora está chegando ao Google Imagens? Porque o maior desafio do Google está em reconhecer o que aparece na imagem para só então contextualizar essa informação.

A própria companhia explica que usa algoritmos de aprendizagem profunda para isso, o que requer tempo. Provavelmente, é por isso que a atualização do Google Imagens só irá aparecer para usuários dos Estados Unidos na fase inicial. De todo modo, é questão de tempo para as versões do serviço em outros países receberem a novidade.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação