Início » Aplicativos e Software » Play Store poderá enviar apps de um celular Android para outro

Play Store poderá enviar apps de um celular Android para outro

O compartilhamento de apps está dentro da nova interface da Play Store e pode acontecer até mesmo sem internet disponível

André Fogaça Por

O Google está trabalhando em uma nova interface para a Play Store que vai remodelar o visual da parte “Meus apps e jogos”. A novidade passa a agrupar informações neste local, além de permitir o compartilhamento de aplicativos de um smartphone Android para outro de forma mais simples.

play store app icone tecnoblog android

O “Meus apps e jogos” é o local responsável por listar todos os aplicativos que estão na biblioteca do usuário, os que estão instalados no dispositivo e os que contam com atualização disponível. O teste do Google agrupa algumas destas divisões, também trocando a tela inicial delas com o nome de “Gerenciar aplicativos e o dispositivo”.

A maior mudança está presente na lista de atualizações da primeira aba, que no lugar de ordenar todos os apps que podem receber um update, a Play Store mostra apenas o número total de novas versões disponíveis e adiciona um botão para baixar e instalar todas.

google play store novo visual

Ainda é possível ver um por um dos downloads que podem ser feitos, com a descrição do que mudou, conhecida internamente como changelog.

Além disso, logo abaixo está o consumo de memória do aparelho (que hoje fica na aba “Instalados”) e, por fim, a aba “Gerenciar” mostra toda a biblioteca do que já foi adicionado na conta Google do usuário – nela você seleciona se quer apenas os apps já instalados ou os que ainda não foram baixados.

Compartilhar aplicativos pela Play Store

O único recurso que é novo é um “Compartilhar” que aparece quando apps ou jogos são selecionados dentro da aba “Gerenciar”. A Play Store pede a localização do aparelho para que possa encontrar outros Androids que estão por perto, para enviar os aplicativos em conexão do tipo P2P, mesmo sem internet disponível.

Não existe previsão para a nova Play Store chegar para os usuários.

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

compartilhamento off-line é sempre interessante

Matheus Souza (@Matheus_Souza)

Ainda no aguardo da função de baixar mais de um aplicativo por vez na hora de atualizar…

André Fogaça (@fogaca)

Nossa, muito! Nem que isso seja limitado aos intermediários ou topo de linha.

André Fogaça (@fogaca)

Dá pra acontecer, é só seguir os passos do AirDrop da Apple

🤷‍♀️ (@xavier)

Vim falar exatamente a mesma coisa. Seria ótimo fazer o download de tudo e só depois instalar. Seria especialmente bom pra quem tem conexão limitada.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

O download simultâneo de vários apps chegou a aparecer em alguns dispositivos (Google ama um teste A/B), mas sumiu pouco tempo depois e até o momento não retornou ¯\_(ツ)_/¯

Matheus Souza (@Matheus_Souza)

Bah, já cansei de ter APP que leva mais tempo pra atualizar, aí eu colocava pra atualizar tudo antes de sair de casa e quando via, lá estava a play store baixando pelo 3G (às vezes o celular custa pra entender que na rua tem 4G) sendo que há poucos minutos atrás tinha uma conexão wifi com velocidade mais do que suficiente…