Início » Aplicativos e Software » Firefox 4 Beta 4 com aceleração por GPU prometido para segunda-feira

Firefox 4 Beta 4 com aceleração por GPU prometido para segunda-feira

Avatar Por

Firefox 4 Beta 4 planejado para segunda-feira.

A Mozilla planeja lançar o quarto beta do Firefox 4 na próxima segunda-feira (23). Uma das melhorias aguardadas é possibilidade que alguns usuários de Windows terão de usar aceleração pela GPU.

Para tanto, o navegador fará uso da interface Direct2D do Windows. Mas a funcionalidade não estará habilitada por padrão. “Ela ainda não está pronta para tantos usuários. Em breve!” escreveu o VP de engenharia da Mozilla, Mike Shaver, em seu Twitter.

Como tantos outros truques escondidos do FIrefox, para habilitar a aceleração pela GPU será necessário mudar o valor de algumas variáveis no about:config.

  • Para habilitar o Direct2D configure mozilla.widget.render-mode para 6 e andgfx.font_rendering.directwrite.enabled para true;
  • Para desabilitar, configure mozilla.widget.render-mode para 0.
  • Para verificar se está rodando com Direct2D, digite about:support na barra de tarefas e olhe embaixo.

Além de performance, o novo beta trará também novidades na utilização das abas. Uma nova funcionalidade chamada “tab sets” (“conjunto de abas”, em tradução livre) permitirá mover de uma só vez todo um grupo de abas correlacionadas.

Outra função relacionada a abas é a chamada “switch to tab” (“trocar para aba”, em tradução livre). Por meio dela será possível mudar para uma aba já aberta quando se começa a digitar o endereço dela na barra de endereços. A função pretende tornar mais fácil encontrar abas em meio a um grande número destas, além de evitar duplicatas desnecessárias.

Com informações: CNET, Mozilla.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Andrew
É MESMO!O FireFox 4 faz o driver da minha placa de vídeo NVIDIA parar de funcionar, fica com o firefox 3.6 por em quanto mesmo porra
João
CUIDADO COM O FIREFOX 4.0 BETA 7!Ele faz o Driver da NVIDIA parar de funcionar, mais se recupera!Eu achando q era o Aero do windows,desesperado, e derrepende descubro q é o firefox 4 q porra ele ta fudendo minha placa de video e minha fonte
Hernani
HAUaUHAUAHUAHA
Cadu Silva
Bom, andei testando o Beta 4 e o Beta 5 do Firefox e posso dizer também que vem por aí versões x64 dele. O B5 ainda está MUITO cru e cheio de bugs, lags e outros problemas. O B4 x64 funciona perfeitamente e é dele que falo com vocês neste momento. Como mostrado aqui, a novidade também virá com um recurso chamado Firefox Sync que já testei e aprovei. Descobri um erro no artigo quando fui ativar a renderização por GPU. A segunda string tem em seu início um "and" que não deveria estar ali. Quem tentar aplica-la, não vai encontra-la. Removi, encontrei e ativei aqui a função. Testei também o Chrome 7.0 e ele também vem com a tal aceleração por GPU, que funciona normalmente, mas esta versão é muito bugada em geral. Pode acreditar. Já no Firefox, com minha Intel GMA HD, não tive problemas com o uso dela e do Direct2D, muito pelo contrário já que a navegação ganhou um belo UP. Acho que o medo de alguns não deve se concretizar na versão Final já que o Beta 4 está tão estável.
kylefurtado
Um Talvez bem vago, deixo ele como última opção por conta dos complementos. Na minha lista seria Opera, Chrome, Safari, Firefox, e caso o firefox falhasse, eu desligaria a net. Me recuso a usar o IE em pleno século XXI
Kadu
Não é possível. Ele deve ter esquecido o 2. Deve ser algo como 42 kbps ou, na pior das hipóteses, 24 kbps.
Raph4
Ia comentar algo, mas agora fiquei curioso com isso o.O
Andrew
Aceleração por GPU? Já sei, não satisfeito com 25% da minha CPU, 900mb de memória, agora ele quer fuder também minha placa de video?! Thanks God.
@AntonioVeras
Coloca mais lenha aí nessa net. Tem uma floresta do lado de fora da sua casa.
Thiago Mobilon
Caraca! Net discada é mais rápida que isso...
Kadu
WTF? 4 kbps???
Kadu
Sei lá, mas acho que você não precisa necessariamente rancar o adesivo da raposa só porque mudou de navegador. Eu, pelo menos, não tiraria...
Marcelo Carvalho
Eu uso o Beta 2 como padrão, gostei dele... E minha net é lenta, eu moro em Manaus (4kbps)... Nem consigo atualizar. ;P
Hernani
[2] Em casa o FX reina soberano
Sr. Sem Papo
:D TALVEZ tambem mas bem improvavel...
Alexandre
To bastante animado com o novo esquema de abas
@AntonioVeras
Sou refém do IE no meu trabalho. Socorrooooooo!!
Francis Rosario
Vixe, essa aceleração por hardware vai fazer os crashs triplicarem na raposa.
Rash
Eu já não me importo tanto com a utilização de memória do Firefox (eu tenho muita, hehe, egoísta). O que eu queria ver sobre o Firefox mesmo é uma noticia sobre a interface de histórico dele. O Chrome ainda vence com muita diferença para ele.
ChaosWarrior
O Firefox aqui tá rodando até q bem no Win7 64bits com uma boa quantidade de complementos, rodando rápido, só tem o problema classico com pdf em alguns sites, mas aí tem um complemento pra abrir o pdf fora dele ou salvar. Ele tava um pouco ruim no WinXP 32bits é bem verdade, mas tmb pq o sistema já tava todo ruim, requerendo uma formatada. E sempre usei muitos complementos, mas ainda assim ñ sofria crashs tão frequentemente e só surtava com flash em alguns casos, muitas vezes tmb pq tem o NoScript, q é bom, mas as vezes ferra, aí é abrir no Chrome!
alberto
"switch to tab" já existe no beta atual.
Alisson Melo
Eu ainda tenho dúvida quando o assunto é navegador. Por mais que eu queira usar o Firefox, Chrome e Opera, não sei mesmo qual escolher. Espero que o Firefox seja meu navegador padrão, pra relembrar os velhos tempos.
Rodrigo Fante
Era o que iria comentar... ainda, resolver os crashs sem motivo as vezes. Uso poucas extensões, deixo poucas abas abertas, mas mesmo assim ele trava, tanto no meu mac, quando no meu PC, ambos com excelente config, ou seja, não são eles os culpados. Por isso no Windows uso Chrome o Mac Safari/Chrome, larguei o Firefox para navegação, só abro ele pra usar o Firebug.
Sérgio Francisco
Imho, a equipe do Firefox vai ter que fazer uma coisa muito boa viu. A diferença de consumo e rapidez do Firefox pro Chrome tá exorbitante. O Chrome tá ganhando disparado! (e em outros aspectos também). Só continuo utilizando o Firefox por causa de algumas extensões que utilizo que eu não acho igual/semelhante pro Chrome, senão, eu aposentaria minha raposa de vez. Outro problema seria arrancar o adesivão do Mozilla Firefox que eu tenho na tampa do meu Note :S
Bruno Gall
Vou testar depois
Kadu
Eu também. TALVEZ...
Eduardo Andrade
Talvez volte a usar o Firefox como padrão nessa versão 4
Junior
Gostaria mesmo é de ler 2 notícias. Uma que o firefox vai diminuir 50% da memória que costuma usar e voltar a ser mais estável com o flash como era em algumas versões atrás...