Início » Aplicativos e Software » Bug no iOS 14 retorna Safari e Mail como apps padrão ao reiniciar

Bug no iOS 14 retorna Safari e Mail como apps padrão ao reiniciar

Falha no iOS 14 deve ser solucionada rapidamente para evitar ser nova pedra no sapato da Apple em acusações de antitruste

André Fogaça Por

Um bug encontrado já na primeira versão pública do iOS 14 faz a escolha de navegador ou cliente de e-mail padrão retorne aos apps da própria Apple. O problema acontece quando o usuário escolhe qual é o aplicativo terceiro quer como padrão do sistema e depois reinicia o iPhone, iPod Touch ou iPad.

bug ios 14 safari mail chrome outlook spark

Uma das novidades do iOS 14, junto da nova interface da tela inicial com widgets, é a possibilidade de, pela primeira vez, trocar o navegador ou cliente de e-mail padrão do sistema. Isso significa que se o usuário prefere o Chrome no lugar do Safari, basta entrar nos ajustes do Chrome e escolher este como o browser que vai abrir sempre que um link for tocado.

Em navegadores é possível, neste momento, substituir o Safari pelo Microsoft Edge e o Google Chrome. Em clientes de e-mail o mesmo pode ser feito com o Microsoft Outlook ou o Spark.

A ideia é interessante, vale tanto para os pequenos iPhones e iPods Touch, quanto para o iPadOS que está nos tablets da maçã. O problema é que nem bem o iOS 14 saiu do estágio de testes do beta e ele já apresentou um bug que acontece nesta área. A escolha do app pode ser feita e é respeitada durante o uso, mas basta o aparelho ser reiniciado para que tudo volte a ser como antes – com o Safari e Mail como aplicativos para navegar e ler e-mails.

Reiniciar o gadget pode ser raro, eu mesmo passo meses sem fazer isso, mas é só o aparelho ficar sem bateria e ele será desligado de forma forçada, perdendo o ajuste configurado. Eu testei aqui no meu iPhone e o bug está presente exatamente da mesma forma.

Solução para bug no iOS 14 não deve demorar para chegar

A solução para este bug pode vir em pouco tempo em uma atualização, já que a Apple vem enfrentando acusações de antitruste de todos os lados. Um erro de software que inverte a seleção do usuário pode ser mais uma pedra no sapato de Tim Cook neste momento.

Com informações: 9to5Mac e The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando