Comparativo: Wacom One ou Huion Kamvas 13; qual é o melhor?

Pensando em investir em um tablet com bom custo benefício? Acompanhe o comparativo: Wacom One ou Huion Kamvas 13

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 4 meses
Wacom One ou Huion Kamvas 1

Monitores sofisticados de 13 polegadas, recursos semelhantes e canetas sensíveis à pressão, capacidade de uso em smartphones. É instalar e começar a desenhar. Mas, e agora, sendo as duas tão parecidas como escolher? Levantei alguns pontos para te ajudar a decidir quem levar pra casa. Wacom One ou Huion Kamvas 13; qual é a melhor?

Wacom One ou Huion Kamvas 13; qual é o melhor?

Por necessidades profissionais, estou me despedindo de minha Wacom Bamboo. Pesquisei e testei tanto a Wacom One, quanto a Huion Kamvas 13 e essas foram as minhas impressões e aspectos relevantes.

Tela e resolução

Ambas possuem tela de 13,3 polegadas, resolução Full HD (1920 x 1080 px) – a largura e a espessura variam um pouco e relação de contraste de 100:1. Então vamos ao que ponto importante.

Huion Kamvas 13

A Wacom One deixou a desejar, por ausência de laminação na tela. Já a Huion Kamvas 13 possui Full Lamination e o mínimo de efeito paralax – o que significa maior precisão e que não existe distância entre a ponta da caneta e o vidro ou desenho a ser traçado.

Vencedor: Huion Kamvas 13.

Peso e dimensões

Muito semelhantes, porém as diferenças apresentadas não justificam a escolha.

Wacom One

  • 1 kg;
  • 357 x 225 x 16,6 mm.

Huion Kamvas 13

  • 0.98 kg;
  • 388 x 219 x 11,8 mm

Vencedor: opcional.

Caneta

Toque e pegada são primordiais. A Huion, além de ter a laminação, ainda tem o dobro da sensibilidade – e é realmente perceptível.

Ambas não necessitam de recarga e possuem suporte de inclinação natural de 60º. A diferença está na pressão, enquanto a Wacom tem 4.096 níveis de sensibilidade de pressão, a Huion Kamvas 13 tem 8.192 e 5080 LPI de resolução. Ah, e ainda vem com a luvinha, pra você não ficar em contato direto com a tela e uma base para a caneta.

Huion Kamvas 13 Pen

Vencedor: Huion Kamvas 13.

Ergonomia e design

Wacom One possui base com ângulo de 19º, com pernas dobráveis integradas – é confortável, mas se você quiser usar mais alto, terá que comprar um suporte ajustável. Na imagem você pode ver um belo suporte, que verticaliza mais, mas é preciso comprar à parte, não acompanha o kit da Huion Kamvas 13. Tiro na água.

Wacom One ou Huion Kamvas 13

E para quem curte um estilinho, a Huion conta com três versões de cores.

Cores Huion Kamvas 13

Vencedor: Wacom.

Compatibilidade

Ambos são compatíveis com Windows, Android e macOS. É, não pude testar no meu iPhone, claro, e, apesar de ambos terem compatibilidade com Android, deixam bastante a desejar. Simplesmente não funciona, em aparelhos Android de preço mais acessível. Além disso, conectá-los para uso, não é uma tarefa simples.

Contudo, se optar pela Wacom, ela inclui um pacote bônus de softwares de desenho. Mas pra mim não configura um atrativo.

Wacom One ou Huion

Vencedor: opcional.

Gama de cores

Wacom One

  • NTSC 72%.

Huion Kamvas 13

  • 120% RGB.

Vencedor: opcional.

Atalhos

Wacom One

Huion Kamvas 13

  • Possui, nativo.

Vencedor: Huion Kamvas 13.

Conexão

Wacom One

  • Possui cabos combo para conectar ao seu computador ou smartphone;
  • Não suporta USB C.

Huion Kamvas 13

  • Possui cabos combo para conectar ao seu computador ou smartphone;
  • Suporta USB C – mas você praticamente precisa do cabo deles, porque muitos deles não encaixarão, mesmo sendo um cabo USB C (aqui eu tive que usar uma lixa e aparar mesmo a ponta plástica do cabo.
Cabos Huion Kamvas 13

Vencedor: Huion Kamvas 13.

Preço

Wacom One

  • R$ 4.399,20*.

Huion Kamvas 13

  • US $239* – mesmo comprando o suporte, ou a mochila do kit, por exemplo, ainda pode sair bem mais em conta que o Wacom One.

Vencedor: Huion Kamvas 13.

A melhor opção: Huion Kamvas 13

Em resumo, como dito, elas possuem muitas semelhanças, mas a pegada, a sensibilidade pesaram bastante. E o foi assim que eu iniciei jornada com a Huion Kamvas 13.

*Preços consultados em 20.09.2020.

Com informações: Wacom One e Huion Kamvas 13.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados