One UI 6.1: interface da Samsung terá recursos de IA generativa

Plataforma baseada no Android 14 pode trazer várias inovações para o dia a dia dos usuários. Confira algumas das novas ferramentas

Lupa Charleaux
Por
Samsung Galaxy S23 Ultra tem AMOLED Dinâmico 2X (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Nova versão da One UI 6 deve ser lançada junto a linha Galaxy S24 (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Enquanto nós brasileiros aguardamos a chegada da interface One UI 6, a Samsung já prepara o lançamento da One UI 6.1. Um recente vazamento revelou que a atualização baseada no Android 14 terá várias ferramentas de IA generativa. Entre elas, um criador de papéis de parede e melhorias no editor de fotos integrado.

O informante Bennett Bruner usou o X (antigo Twitter) para compartilhar algumas informações sobre a One UI 6.1. Uma versão beta da nova interface estaria sendo testada por um pequeno grupo de usuários.

IA generativa para edição de imagens

Conforme o vídeo divulgado por Bruner, a One UI 6.1 trará um recurso para gerar papéis de parede baseado em IA. Por exemplo, o usuário insere detalhes de cores e temas e a ferramenta cria uma imagem a partir das informações.

O editor de fotos também receberá novos recursos de IA. Um deles será a função de mover objetos da imagem com o simples gesto de arrastar e soltar. Além disso, a funcionalidade até poderá enviar um item selecionado de uma foto para outra.

A ferramenta de edição ainda pode ser usada para ajustar fotos da galeria. Então, a IA preencherá os espaços de uma edição com detalhes inexistentes em determinados cortes de imagens.

Imagens dos novos recursos da interface Samsung One UI 6.1 baseada no Android 14
One UI 6.1 traz novos recursos para o editor de fotos (Imagem: Reprodução/Bennett Bruner)

Outros recursos de IA da One UI 6.1

A One UI 6.1 usará IA para outras funções que facilitarão a rotina dos usuários. Assim, o Samsung Notes terá um recurso para resumir notas mais longas e adicionar marcadores. O app também converterá automaticamente notas manuscritas em texto.

A interface ainda pode introduzir uma funcionalidade que traduz automaticamente ligações para outro idioma. Então, o usuário poderá ouvir a conversa na própria língua e o mesmo acontece com quem estiver do outro lado da linha. A novidade contará com suporte do Samsung Gauss, primeiro grande modelo de linguagem da marca sul-coreana.

Outra adição importante será a função de Proteção Adaptativa de bateria, que carrega o telefone até 80% e retoma o processo até 100% pouco antes do usuário tirar da tomada. Enquanto isso, a opção Proteção Máxima carrega o aparelho apenas até 80%.

Imagens dos novos recursos da interface Samsung One UI 6.1 baseada no Android 14
Interface da Samsung ganhará diversos recursos baseados em IA (Imagem: Reprodução/Bennett Bruner)

Interface em teste

Conforme as informações do SamMobile, um novo firmware teste para o Galaxy S23 Ultra foi encontrado nos servidores da Samsung. A atualização S918NKSU2ZWX2 é provavelmente a versão beta baseada na One UI 6.1.

Supostamente, a sul-coreana planeja ter a interface pronta para a estreia da série Galaxy S24 em janeiro de 2024. Por outro lado, não há informações se os recursos de IA chegarão à toda linha Galaxy S23 e outros modelos elegíveis para atualização.

Vale citar que os telefones topo de linha de 2024 terão os processadores Samsung Exynos 2400 e Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 com especificações voltadas para IA. Contudo, os telefones premium mais recentes teriam poder para executar algumas tarefas dos exemplos mencionados.

Com informações: Bennett Bruner e SamMobile [1,2]

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados