One UI 6.1: interface da Samsung terá recursos de IA generativa
Plataforma baseada no Android 14 pode trazer várias inovações para o dia a dia dos usuários. Confira algumas das novas ferramentas
Plataforma baseada no Android 14 pode trazer várias inovações para o dia a dia dos usuários. Confira algumas das novas ferramentas
Enquanto nós brasileiros aguardamos a chegada da interface One UI 6, a Samsung já prepara o lançamento da One UI 6.1. Um recente vazamento revelou que a atualização baseada no Android 14 terá várias ferramentas de IA generativa. Entre elas, um criador de papéis de parede e melhorias no editor de fotos integrado.
O informante Bennett Bruner usou o X (antigo Twitter) para compartilhar algumas informações sobre a One UI 6.1. Uma versão beta da nova interface estaria sendo testada por um pequeno grupo de usuários.
Conforme o vídeo divulgado por Bruner, a One UI 6.1 trará um recurso para gerar papéis de parede baseado em IA. Por exemplo, o usuário insere detalhes de cores e temas e a ferramenta cria uma imagem a partir das informações.
O editor de fotos também receberá novos recursos de IA. Um deles será a função de mover objetos da imagem com o simples gesto de arrastar e soltar. Além disso, a funcionalidade até poderá enviar um item selecionado de uma foto para outra.
A ferramenta de edição ainda pode ser usada para ajustar fotos da galeria. Então, a IA preencherá os espaços de uma edição com detalhes inexistentes em determinados cortes de imagens.
A One UI 6.1 usará IA para outras funções que facilitarão a rotina dos usuários. Assim, o Samsung Notes terá um recurso para resumir notas mais longas e adicionar marcadores. O app também converterá automaticamente notas manuscritas em texto.
A interface ainda pode introduzir uma funcionalidade que traduz automaticamente ligações para outro idioma. Então, o usuário poderá ouvir a conversa na própria língua e o mesmo acontece com quem estiver do outro lado da linha. A novidade contará com suporte do Samsung Gauss, primeiro grande modelo de linguagem da marca sul-coreana.
Outra adição importante será a função de Proteção Adaptativa de bateria, que carrega o telefone até 80% e retoma o processo até 100% pouco antes do usuário tirar da tomada. Enquanto isso, a opção Proteção Máxima carrega o aparelho apenas até 80%.
Conforme as informações do SamMobile, um novo firmware teste para o Galaxy S23 Ultra foi encontrado nos servidores da Samsung. A atualização S918NKSU2ZWX2 é provavelmente a versão beta baseada na One UI 6.1.
Supostamente, a sul-coreana planeja ter a interface pronta para a estreia da série Galaxy S24 em janeiro de 2024. Por outro lado, não há informações se os recursos de IA chegarão à toda linha Galaxy S23 e outros modelos elegíveis para atualização.
Vale citar que os telefones topo de linha de 2024 terão os processadores Samsung Exynos 2400 e Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 com especificações voltadas para IA. Contudo, os telefones premium mais recentes teriam poder para executar algumas tarefas dos exemplos mencionados.
Com informações: Bennett Bruner e SamMobile [1,2]