One UI 6.1: Teclado Samsung usará modelos de IA generativa

Usuários poderão optar entre LLM do Google e da OpenAI; novidade deve auxiliar nas tarefas de correção gramatical e traduções de idiomas

Lupa Charleaux
Por
Galaxy S23 Ultra: Brasil ainda aguarda por One UI 6 e Android 14
Nova funcionalidade do Teclado Samsung será um dos vários recursos de IA da nova interface (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Enquanto a One UI 6 chega aos Samsung Galaxy S23 no Brasil, novos detalhes da One UI 6.1 continuam sendo revelados. A próxima atualização da interface baseada no Android 14 promete ter vários recursos de IA. Até mesmo o teclado da plataforma terá suporte para IA generativa.

O informante Vedante Kalore encontrou os primeiros detalhes do novo recurso do Teclado Samsung na versão teste da interface para desenvolvedores: o Remote Lab. O vídeo gravado em um Galaxy S23 Ultra mostra a nova opção Generative AI Model.

A novidade da One UI 6.1 permite escolher entre quatro grandes modelos de linguagem (LLM): PaLM 2 do Google, GPT4 da OpenAI, Gecko (versão alternativa do PaLM 2) e SCs (aparentemente, relacionado a Samsung). Também é possível selecionar um LLM para a tradução de idiomas, exigindo a conexão direta com a internet.

Por enquanto, não há detalhes sobre quais funções de IA generativa que serão adicionadas ao Teclado Samsung. Contudo, podemos supor que a novidade deve ajudar com correções gramaticais e na tradução de idiomas.

Um recente vazamento sobre a One UI 6.1 cita que o Samsung Notes terá um recurso auxiliado por IA para resumir notas mais longas. Bem como, o app converterá notas escritas com a S Pen em textos.

A IA generativa também trará recursos para o gravador de voz padrão. Ele será capaz de reconhecer até 10 vozes diferentes e transcrever as conversas. Isso certamente será muito usado em reuniões e palestras.

Linha Galaxy S23; versão Ultra (à esquerda) tem câmera de 200 MP (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Novos modelos premium da Samsung prometem ser um telefone voltado para IA (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Galaxy S24 e One UI 6.1 com foco em IA

Conforme os vazamentos, a série Galaxy S24 foi construída para ter maiores interações com IA. Os novos topos de linha serão alimentados pelos chips Samsung Exynos 2400 e Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 com grande foco em recursos de IA generativa.

Diante desse cenário, a One UI 6.1 terá a função de contribuir com a expansão das novas tecnologias. A atualização do sistema operacional deve ser lançada junto aos novos aparelhos em janeiro de 2024 ou alguns meses após a estreia.

Por outro lado, não há como saber se os recursos de IA prometidos pela nova interface estarão disponíveis para os modelos premium mais antigos. Entretanto, vários exemplos estão sendo testados no atual Galaxy S23 Ultra.

Com informações: Vedante Kalore, SamMobile e WCCFTech

Receba mais sobre One UI na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados