Android usará outros dispositivos para encontrar seus fones e terá IA nos mobiles

No Google I/O 2023, a companhia usou 15 minutos para falar das novidades do ecossistema Android; tema central do evento, IA chegará para o Android 14

Felipe Freitas
Por
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O foco da abertura do Google I/O foi inteligência artificial. Contudo, o Android também teve seu espaço — ainda que pequeno. O sistema operacional do Google teve novidades apresentadas e até demonstrações ao vivo de seus recursos — que é muito melhor que ouvir o Sundar Pichai apenas falando o que o Bard é capaz de fazer.

E claro, em um evento que falou de IA até cansarmos, era previsível que entre os destaques do Android nós tivéssemos ferramentas que utilizam essa tecnologia. Desde inteligência artificial generativa no SMS até criador de imagens para wallpapers.

Wear OS 3 ganha espaço no mercado e WhatsApp no pulso

No início da apresentação do Android, Sameer Samat, vice-presidente de produtos do Google, afirmou que o Wear OS 3 é a plataforma para smartwatches que mais cresce — isso com apenas dois anos desde o seu lançamento com o Galaxy Watch. Samat anunciou que a versão estável do WhatsApp para Wear OS chegará neste inverno (verão no hemisfério norte). O beta do aplicativo de mensagens foi liberado na última terça-feira.

Encontre Meu Dispositivo “pede ajuda” de outros Androids

O recurso Encontre Meu Dispositivo usará Androids de outros usuários para encontrar seus fones de ouvido, tags e outros equipamentos rastreáveis, incluindo até tablets e tags da Chipolo — a Apple utiliza um recurso idêntico no iOS. Essa novidade acende o alerta de violação de privacidade, não é mesmo?

Todavia, o Google jura que a privacidade foi a prioridade no desenvolvimento do recurso. Para isso, as informações de localização dos seus dispositivos serão criptografadas — só você saberá onde eles estão. O Android também avisará se alguma tag desconhecida está no seu alcance.

Deixando as rivalidades de lado, a Apple e o Google se juntaram para criar um padrão de alertas de rastreio desconhecido em dispositivos iOS e Android. Essas novidades para rastreio também serão lançadas neste inverno.

Android 14 ganhará IA generativa para SMS e wallpapers

Depois de mais de uma hora falando de inteligência artificial generativa e Bard, o Google falou de IA generativa no Android 14 — lançamento previsto para agosto. A próxima versão do sistema operacional para mobiles usará essa tecnologia para escrever SMS e criar wallpapers. Sabe quando você pede para o ChatGPT escrever um e-mail e para o Dall-E fazer uma imagem? É isso.

IA generativa ajudará a escrever SMS (Imagem: Divulgação/Google)
IA generativa ajudará a escrever SMS (Imagem: Divulgação/Google)

A IA generativa para SMS também terá opções de estilo de linguagem. Quer algo mais informal? Sem problemas, a IA escreverá a mensagem desse jeito. Quer imitar o Shakespeare como na imagem acima? Basta selecionar a opção.

Para os wallpapers, além das novidades de personalização no Material You, o usuário pode criar uma imagem de plano de fundo usando uma IA generativa para imagens. A paleta de cores da imagem criada será ajustada automaticamente para o seu dispositivos. O recurso, assim como as personalizações no Material You, foi demonstrado no fim da apresentação sobre as novidades do Android.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados