TIM lançará rede 5G DSS para internet fixa neste mês

TIM irá usar 5G DSS para serviços de internet fixa em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS)

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TIM estreia 5G em Curitiba (Foto: Paulo Higa)

Enquanto o leilão de frequências da Anatel não acontece, operadoras de telefonia móvel se aventuram com o 5G utilizando tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro (DSS). A TIM previa o lançamento de uma rede de quinta geração para internet fixa com lançamento em setembro de 2020, mas postergou o início de atividades para este mês.

O 5G da TIM deve ser lançado nos municípios de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS) com os fornecedores Ericsson, Huawei e Nokia. De acordo com o Telesíntese, a operadora não revelou os motivos do atraso e a data exata para a ativação da rede.

5G DSS da TIM será usado para internet fixa

A proposta da TIM é utilizar o 5G DSS para levar internet fixa a residências. O produto deve seguir um modelo similar ao do TIM Live Internet, comercializado sob a rede 4G na frequência de 700 MHz.

A TIM ainda não divulgou detalhes como velocidade, franquia de uso ou mesmo a frequência adotada para o 5G DSS. No serviço com 4G, a operadora promete download de 5 Mb/s e pacote de dados de até 80 GB.

A operadora enviou o seguinte posicionamento ao Tecnoblog:

“A TIM informa que, durante o mês de setembro, foi concluída a ativação das redes 5G DSS nas três cidades anunciadas – Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MT) e Itajubá (MG). Os testes de performance de rede se iniciam já na próxima semana. Em breve, a operadora anunciará detalhes da sua estratégia, que utilizará a tecnologia FWA (Acesso sem Fio) para disponibilizar banda larga fixa em cima da rede móvel, otimizando infraestrutura já existente no 4G para oferecer o novo serviço.”

Claro e Vivo já têm 5G DSS no Brasil

As concorrentes Claro e Vivo já têm 5G com DSS funcionando no Brasil, mas ao contrário da TIM, as redes são destinadas para utilização em smartphones.

A Claro aproveitou a chegada do Motorola Edge no Brasil e lançou o 5G DSS em julho de 2020. Usando a frequência de 2,5 GHz, a empresa promete velocidades até 12 vezes mais rápidas que o 4G tradicional. A cobertura é tímida e se restringe a algumas regiões das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Vivo também habilitou o 5G DSS em julho de 2020 em algumas avenidas e ruas de de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A empresa não divulgou detalhes como velocidade e frequências.

Atualizado em 02/10/2020 às 15:24

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados