Início » Aplicativos e Software » Google Play Store libera (e remove) pagamento via PayPal no Brasil

Google Play Store libera (e remove) pagamento via PayPal no Brasil

Usuários viram nova opção de pagar via PayPal para comprar apps de Android na Play Store; Google não confirma lançamento

Felipe Ventura Por

Alguns usuários no Brasil se depararam com uma nova opção de pagamento na Google Play Store: seria possível adquirir apps de Android e realizar compras in-app através do PayPal. No entanto, isso rapidamente sumiu da loja de aplicativos. Será que teremos um lançamento em breve por aqui?

Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Desde 2014, o PayPal é aceito como meio de pagamento na Play Store em diversos países como EUA, Canadá, México, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e Chile — porém o Brasil nunca foi incluso.

A liberação do PayPal na Play Store brasileira poderia ser apenas um bug, então entramos em contato com o Google para entender isso melhor. Um comunicado ao Tecnoblog, vindo da sede nos EUA, diz apenas: “não temos nada para confirmar neste momento”. (“We don’t have anything to confirm at this point.”)

Google Play Store com PayPal

A dica veio do leitor Yuri Silva na TB Comunidade: ele publicou um print da novidade, que surgiu em seu Moto G5S Plus. A opção “Adicionar PayPal” aparecia na Play Store indo em Menu > Formas de pagamento, junto às modalidades de cartão de crédito, Mercado Pago e crédito-pré-pago.

Nossa editora Melissa Cruz Cossetti também viu essa opção quando tentava comprar um item dentro de um jogo. O leitor Igor R. tem um relato semelhante, dizendo que o PayPal apareceu na última quarta-feira (7) e sumiu desde então.

PayPal na Google Play Store (Imagem: Reprodução)

PayPal na Google Play Store (Imagem: Reprodução)

O leitor Wanderson Ferreira conseguiu realizar o cadastro de sua conta. Ele explica na TB Comunidade: “na verdade foi bem rápido e simples, ele pediu meu e-mail do PayPal e enviou um SMS com a senha de verificação; digitei, e já apareceu como conectado, tudo na tela do próprio Google Play”. No entanto, isso agora aparece como “não disponível”.

Eu acho interessante usar o PayPal como meio de pagamento, em vez de inserir diretamente meu cartão de crédito (ou débito), por três motivos. Primeiro, o app poderia vazar esses dados se os guardasse por conta própria, então deixá-los em uma carteira virtual pode ser mais seguro. O Google investe bastante em segurança, então talvez essa não seja uma preocupação aqui.

Mas há o segundo ponto: centralizando tudo no PayPal, eu posso direcionar os gastos para um cartão específico. Se o limite de um cartão acabar, posso escolher outro como preferencial; também dá para inserir cartões de débito para descontar direto da minha conta bancária. E, como terceiro motivo, é possível adicionar saldo com boleto ou cartão, em vez de comprar créditos pré-pagos que só poderiam ser usados na loja do Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@wellerstz

quando vi o post aqui na comunidade tb fui cadastrar pra poder usar o débito nas compras, aí no dia seguinte fui comprar no ifood e quando coloquei google pay como método de pagamento fala que o paypal estava indisponível, espero que lancem logo, como foi comentado no post, centralizar tudo é ótimo