Claro expande 5G DSS para Brasília, Porto Alegre e outras 10 cidades

5G DSS da Claro já estava disponível em São Paulo e Rio de Janeiro; rede de quinta geração está presente em oito estados

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Portal da Claro sobre 5G (Imagem: Reprodução/Site Claro)
Portal da Claro sobre 5G (Imagem: Reprodução/Site Claro)

A Claro anunciou nesta quarta-feira (4) a expansão da rede 5G DSS. A operadora já cobria bairros de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), e o serviço de quinta geração chega a mais 12 cidades, incluindo Brasília, Goiânia, Porto Alegre e municípios do interior paulista.

O diretor de marketing da Claro, Márcio Carvalho, disse que a operadora “concluiu a implantação nos principais bairros” de São Paulo e Rio de Janeiro e que dará continuidade para expansão do 5G DSS em outros municípios. Dessa vez, a empresa também anuncia parceria com a Nokia e Huawei – no lançamento inicial, a única fornecedora mencionada era a Ericsson.

Quais cidades têm o 5G DSS da Claro?

A Claro informa que a escolha de localidades para implantação do 5G DSS foi baseada na alta densidade de tráfego, e que a tecnologia permite otimizar o acesso para a maior quantidade de pessoas.

A empresa divulgou os bairros cobertos apenas de algumas cidades. O Tecnoblog procurou a Claro para obter os dados, mas não recebeu resposta até publicação da matéria. Confira a lista completa:

Estado Cidade Bairros com cobertura 5G DSS
Amazonas Manaus (não divulgado)
Distrito Federal Brasília (não divulgado)
Goiás Goiânia (não divulgado)
Maranhão São Luís (não divulgado)
Pará Belém (não divulgado)
Rio de Janeiro Rio de Janeiro Barra da Tijuca, Copacabana, Jardim Oceânico, Joá, Lagoa, Leme, Ipanema, Leblon e São Conrado.
Rio Grande do Sul Porto Alegre (não divulgado)
São Paulo Campinas (não divulgado)
São Paulo Guarulhos Aeroporto, Centro, Gopouva, Jardim Guimarães, Jardim Tranquilidade, Jardim Paulista, Jardim São Jorge, Jardim Santa Francisca, Jardim Santa Clara, Parque Renato Maria, Vila Galvão, Vila Progresso e Vila Rosalia,
São Paulo São Bernardo do Campo Baeta Neves, Centro, Nova Petrópolis e Vila Suzana
São Paulo São Caetano do Sul Barcelona, Fundação, Santa Paula e Santo Antônio.
São Paulo Santo André Campestre, Centro, Vila Bastos, Vila São Pedro, Jardim, Vila Guiomar, Vila Valparaíso e Vila Floresta
São Paulo Santos (não divulgado)
São Paulo São Paulo Av. Paulista, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera, Moema, Brooklin, Berrini, Vila Olímpia, Itaim Bibi, Pinheiros, Vila Madalena, Jardins e Paraisópolis

Os planos para usar com 5G da Claro

Para usar o 5G DSS da Claro é necessário ter um smartphone compatível e estar na área de cobertura da tecnologia – não é necessário trocar chip ou ter um plano específico.

Teste de velocidade no 4G e 5G DSS na rede da Claro. Foto: Paulo Higa/Tecnoblog

Teste de velocidade no 4G e 5G DSS na rede da Claro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Um problema pode ser a franquia de dados: no exterior, já é comum encontrar operadoras com franquias de dados generosas (mais de 50 GB) ou mesmo ilimitada, mesmo nos planos básicos. O Tecnoblog questionou se a operadora pretende adequar o seu portfólio para planos sem limite de uso ou maiores pacotes de dados. O diretor de inovação da Claro, Fábio Maeda, afirma: “Os nossos planos já são adequados, a gente tem uma franquia bem grandiosa, bem generosa”.

Sinto-me obrigado a discordar da Claro. O plano pós-pago puro de R$ 119,90 mensais tem apenas 8 GB de dados e outros 8 GB exclusivos para serviços de vídeo. Com velocidades de centenas de megabits, é possível consumir toda a franquia em questão de minutos. Para ter acesso a uma franquia de 100 GB é necessário desembolsar R$ 399,99 por mês.

5G DSS da Claro funcionará com iPhone 12

A linha iPhone 12 deve chegar ao Brasil até o final do ano, e um dos diferenciais do smartphone é a compatibilidade com 5G. No entanto, a Claro ainda não é listada como operadora compatível e o site brasileiro da Apple sequer referencia a tecnologia de quinta geração.

iPhone 12

iPhone 12 e suas cores. (Foto: Divulgação/Apple)

O Tecnoblog perguntou se o iPhone 12 funcionará com o 5G DSS no lançamento. O diretor de engenharia da Claro, Celso Birraque, disse que a empresa está conduzindo testes junto à Apple para que o celular funcione com a tecnologia já no início das vendas no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados