Snapdragon 888 5G será o novo chip da Qualcomm para celulares potentes

Qualcomm Snapdragon 888 chega com modem 5G, processamento mais ágil para fotos e upgrade no desempenho em games

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Nada de Snapdragon 875: a Qualcomm anunciou nesta terça-feira (1º) que seu novo chip poderoso para smartphones se chamará Snapdragon 888. O sucessor do Snapdragon 865 é equipado com um modem 5G global, traz uma “melhoria significativa” no desempenho gráfico e promete um processamento até 35% mais ágil em fotografia computacional para as câmeras dos futuros celulares.

Como de costume, a Qualcomm não se aprofunda nos detalhes de seu novo chip logo no primeiro dia de apresentações; as características técnicas do Snapdragon 888 serão reveladas nesta quarta-feira (2). Mas a empresa foca em quatro siglas que também estiveram muito presentes no lançamento do Snapdragon 865: 5G, IA, GPU e ISP.

Snapdragon 888 tem 5G mmWave, sub-6 e DSS

O Snapdragon 888 integra o modem Snapdragon X60 5G, revelado em fevereiro e sucessor do componente que equipa os iPhones 12. Ele suporta tanto as ondas milimétricas (mmWave), que prometem velocidades na casa dos gigabits por segundo, quanto as frequências abaixo de 6 GHz (sub-6). O compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), adotado pelas operadoras Claro, Vivo e TIM, também é compatível.

Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

A empresa melhorou o chip Hexagon, usado em tarefas de inteligência artificial, como o Google Assistente e a transcrição de falas em tempo real sem necessidade de enviar dados à nuvem. A promessa é atingir 26 trilhões de operações por segundo (TOPS), quase o dobro dos 15 TOPS da geração anterior.

Também houve um avanço de desempenho na GPU Adreno, mas a Qualcomm ainda não revela os números exatos; a companhia diz apenas que o ganho de performance é o “mais significativo” até hoje. Há suporte ao Snapdragon Elite Gaming para rodar jogos a até 144 fps e drivers atualizáveis para melhorar o desempenho do chip gráfico, como já acontece em desktops.

Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Qualcomm Snapdragon 888 5G (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Por fim, o processador de sinal de imagem (ISP) está “até 35% mais rápido que a geração passada”, sendo capaz de capturar imagens a 2,7 gigapixels por segundo, o equivalente a 120 fotos de 12 megapixels. O novo chip Spectra deverá ser colocado à prova pela concorrência, especialmente com a Apple lançando os iPhones 12 com captura de vídeo 4K em Dolby Vision.

Xiaomi Mi 11 terá Snapdragon 888; Motorola e LG confirmam parceria

Segundo a Qualcomm, as primeiras marcas a adotarem o Snapdragon 888 serão Asus, Black Shark, Lenovo, LG, Meizu, Motorola, Nubia, Realme, OnePlus, Oppo, Sharp, Vivo, Xiaomi e ZTE. Sem revelar detalhes, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, diz que o “smartphone Mi 11 será um dos primeiros dispositivos com o Snapdragon 888”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados