Uber está vendendo divisões de táxi aéreo e carros autônomos

Após um ano de prejuízos devido à pandemia, a empresa estaria tentando se desfazer de unidades não lucrativas

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber Elevate (Imagem: Divulgação/Uber)
Uber Elevate (Imagem: Divulgação/Uber)

A Uber está prestes a vender sua divisão de táxi aéreo, Uber Elevate, e pode se desfazer também de seu segmento de carros autônomos, Uber ATG. As informações, que circulam na mídia internacional desde novembro, chegam após um ano complicado para a empresa, que enfrentou bastante prejuízo em consequência da pandemia de COVID-19.

De acordo com o site Axios, a companhia está em negociações avançadas com a Joby Aviation – que já havia concordado em trabalhar em parceria com a empresa para lançar um serviço de táxi voador até 2023.

A Joby, que atualmente trabalha em um projeto de um novo veículo híbrido (avião-drone), em tese, teria interesse em adquirir a Elevate, que conta com 80 funcionários e estava atuando com uma frota de helicópteros em Nova York antes da pandemia.

Já a área da empresa dedicada a carros autônomos, Uber ATG, poderia ser vendida para a startup Aurora Innovation, de acordo com o TechCrunch. Há pouco mais de um ano, a divisão foi avaliada por US$ 7,25 bilhões e, ao que tudo indica, o processo já está bastante adiantado.

Uber colecionou prejuízos em 2020

Em novembro, a Uber reportou que o Uber ATG e outras tecnologias, entre elas o Elevate, foram responsáveis por prejuízo líquido de US$ 303 milhões entre janeiro de setembro de 2020. Com as transações, a companhia pretende se livrar de unidades de negócio não lucrativas para possivelmente focar em recuperar seu serviço de carona central e investir mais no setor de entregas.

No início do ano, a empresa também abriu mão da unidade compartilhada de micromobilidade Jump e vendeu uma participação do Uber Freight. Para se adequar à nova lógica de consumo, a Uber adquiriu a Postmates (negociação que deve ser concluída neste trimestre), visando a expansão do Eats.

Com informações: TechCrunch, Axios e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados