12 curtas de animação da Pixar para assistir no Disney+
De produções sobre um inusitado jogo de xadrez até a paixão de dois guarda-chuvas, veja uma seleção de curtas da Pixar no Disney+
Uma das maiores empresas de animação digital, a Pixar se tornou bastante famosa pelos seus enredos com lições surpreendentes e suas técnicas avançadas de computação gráfica. Confira aqui uma lista de 12 curtas de animação da Pixar no Disney+ desenvolvidos em diferentes fases do estúdio, mas que mostram muito bem essas características.
12 curtas de animação da Pixar no Disney+
1. La Luna
Com uma fotografia deslumbrante, La Luna chegou aos cinemas como a abertura do filme Valente. Sua história mostra um garotinho acompanhando seu pai e avô durante uma noite de trabalho na Lua e descobrindo o seu próprio caminho em meio a tanta beleza.
- Direção: Enrico Casarosa
- Ano: 2011
2. Geri’s Game
Animação do final dos anos 90, Geri’s Game (ou O jogo de Geri) estreou nos cinemas junto com Vida de Inseto. Na sua trama, um idoso joga xadrez contra si mesmo, mas, para cada adversário que interpreta, usa diferentes características de sua personalidade.
- Direção: Jan Pinkava
- Ano: 1997
3. Coisas de Pássaros
Lançado na abertura de Monstros S.A., Coisas de Pássaros foi o vencedor do melhor curta-metragem de animação do Oscar 2002. Na animação, um grupo de pássaros tenta se agrupar em um fio de telefone, até a chegada de um pássaro maior e diferente que causa uma grande confusão.
- Direção: Ralph Eggleston
- Ano: 2000
4. Bao
Também vencedor do Oscar de melhor curta de animação (2019), Bao foi lançado junto com Os Incríveis 2. Seu delicado enredo mostra uma mulher chinesa que vê seu bolinho de massa ganhar vida e aos poucos conquistar sua independência. Uma bonita metáfora sobre a maternidade e a hora de deixar nossos filhos voarem.
- Direção: Domee Shi
- Ano: 2018
5. Luxo Jr.
Segundo curta lançado pelo estúdio, Luxo Jr. é estrelado pela famosa luminária do logo da Pixar. Na animação, o objeto e seu filho brincam com uma bola, até um pequeno incidente ocorrer e mudar o rumo da diversão.
- Direção: John Lasseter
- Ano: 1986
6. O Guarda-Chuva Azul
Mais um gracioso curta da Pixar no Disney+, O Guarda-Chuva Azul foi lançado nos cinemas antes das sessões de Universidade Monstros. Nessa história de amor, quando uma tempestade desaba em uma cidade movimentada, um guarda-chuva azul se apaixona por um guarda-chuva vermelho.
- Direção: Saschka Unseld
- Ano: 2013
7. Dia e Noite
Misturando técnicas de animação 2D e 3D, Dia e Noite é um curta-metragem da Pixar lançado como abertura de Toy Story 3. Na sua trama, quando o Dia encontra a Noite, a estranheza inicial dos personagens dá lugar a curiosidade, e um mundo completamente novo se abre para os dois.
- Direção: Teddy Newton
- Ano: 2010
8. Parcialmente Nublado
Lançado na abertura do filme Up – Altas Aventuras, Parcialmente Nublado tem direção de Peter Sohn. Em uma realidade onde nuvens é quem entregam os bebês para as cegonhas levarem até seus pais, uma nuvem é responsável pelos bichinhos bravos e perigosos, deixando seu ajudante cegonha em uma situação complicada.
- Direção: Peter Sohn
- Ano: 2009
9. Pular
Animação cantada em versos, Pular foi indicada ao Oscar de melhor curta-metragem de animação de 2004. Uma alusão às dificuldades da vida que precisam ser superadas, o curta mostra uma ovelha que tem orgulho dos seus pelos e adora dançar, mas que fica muito triste após ser tosquiada.
- Direção: Bud Luckey e Roger Gould
- Ano: 2003
10. Lava
Produção musical, Lava chegou aos cinemas como abertura das sessões de Divertidamente. Em sua história, um antigo vulcão oceânico sonha com o dia em que encontrará alguém para lhe fazer companhia, sem imaginar que outro vulcão escuta sua música desejando o mesmo.
- Direção: James Ford Murphy
- Ano: 2014
11. Lou
Lançado junto com Carros 3, Lou é uma abreviação de Lost and Found (Achados e Perdidos). No curta, a caixa de itens perdidos em questão, formada por objetos esquecidos na escola, tenta impedir um garoto de roubar os brinquedos de outras crianças.
- Direção: Dave Mullins
- Ano: 2017
12. Piper: Descobrindo o Mundo
Mais um vencedor do Oscar de melhor curta de animação (2017), Piper abriu as sessões de cinema de Procurando Dory. Sua história gira em torno de um bebê passarinho que, em busca de comida, sai de seu ninho e enfrenta o mar pela primeira vez.
- Direção: Alan Barillaro
- Ano: 2016
E você, já assistiu outros curtas da Pixar no Disney+? Conta para a gente quais foram e o que você achou!
Leia | Os filmes animados da DreamWorks em ordem de lançamento