Início » Aplicativos e Software » O mistério dos celulares Android que tocam Baby Shark do nada

O mistério dos celulares Android que tocam Baby Shark do nada

Celulares da Samsung e Motorola tocam Baby Shark de repente mesmo com a tela desligada; culpa pode ser de anúncios do Google

Felipe VenturaPor

Tem algo de estranho acontecendo em alguns celulares Android: eles começam a tocar uma versão instrumental (8 bit) de Baby Shark, a música infantil que se tornou um sucesso viral. É algo que acontece de repente, mesmo com a tela desligada, mas a culpa não parece ser de um app, vírus ou hacker — e sim de uma falha em anúncios do Google. O Tecnoblog investigou o caso, e eis o que descobrimos.

Baby Shark (Imagem: Divulgação)

Baby Shark (Imagem: Divulgação)

Baby Shark doo doo doo doo doo doo

“Socorro, meu celular tocou a música do Baby Shark sozinho duas vezes seguidas sem eu ter clicado em nada e eu não sei de onde vem”, afirma uma usuária no Twitter. “Meu celular tocou Baby Shark 8-bit do nada às 3h50 da manhã com nenhum app aberto”, explica outra. “Terceira vez que meu celular começa a tocar a música do Baby Shark do nada”, diz mais um dos diversos relatos.

É difícil capturar esse som porque ele é curto (tem cerca de 10 segundos) e toca sem interação do usuário. No entanto, uma das pessoas afetadas conseguiu gravar o momento neste vídeo:

Este é o mesmo som usado em uma campanha promocional da Shopee, plataforma de e-commerce, como é possível conferir no vídeo abaixo. (A empresa também fez uma versão própria de Baby Shark para um anúncio exibido durante a Black Friday, mas é uma música com letra e que não lembra um ringtone.)

Qual app está tocando Baby Shark?

O áudio misterioso aparece mesmo em celulares sem o aplicativo da Shopee instalado. Então de onde ele vem? O Tecnoblog contou com a ajuda de três usuários que tiveram esse problema: analisamos a lista completa de apps instalados para ver se havia um culpado em comum.

Os três aparelhos vêm com os apps do Google (Chrome, YouTube, Gmail, Fotos etc.) e compartilham estes itens: Instagram, Spotify, Telegram, Twitter e WhatsApp. Nenhum deles parece ser o responsável pelo som de Baby Shark, porque só tocam áudio em caso de interação do usuário.

Vale notar que os três casos envolvem celulares da Motorola, portanto eles têm em comum os apps da fabricante como o App Box, Moto e Hello You. No entanto, há relatos de que isso também acontece em aparelhos da Samsung, então não parece ser algo relacionado à marca.

Som de Baby Shark vem de anúncio?

Pelo que o Tecnoblog investigou, parece que o culpado é outro: anúncios tocando em segundo plano no Android. Encontramos alguns casos parecidos em fóruns como Reddit e XDA Developers, datados de 2018 e 2019: mesmo sem usar o celular, ele dispara um som alto sem origem aparente.

Em um dos casos, o áudio era obviamente de uma propaganda. Na outra situação, o usuário visitou a seção Minha atividade no Google e encontrou uma URL do Google usada para distribuir anúncios.

Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google oferece um guia para desenvolvedores que queiram colocar anúncios de áudio em segundo plano dentro de seus aplicativos no Android. A empresa avisa que “não recomenda a reprodução de anúncios em vídeo em segundo plano”.

Além disso, o Google define algumas regras para propagandas em apps da Play Store. Elas “só podem ser exibidos dentro do app em que são veiculados”, e anúncios invasivos — ou seja, exibidos ao usuário de maneiras inesperadas — são proibidos.

Acreditamos que o áudio do Baby Shark seja um bug, mas erros desse tipo são pontuais, sem afetar diversas pessoas ao mesmo tempo. Os relatos que encontramos são apenas de pessoas no Brasil.

Como descobrir o que está tocando Baby Shark

Ou seja, não há um app específico que possa ser removido para acabar com o problema: isso pode acontecer com diversos programas que tenham anúncios.

Existem duas possíveis formas de se encontrar o aplicativo com o anúncio envolvendo Baby Shark, e ambas usam ferramentas do Google. Confira:

  1. após ouvir o áudio de Baby Shark, abra imediatamente a Play Store;
  2. toque no botão de menu e em Meus apps e jogos;
  3. toque em Instalados e em Ordem alfabética;
  4. na janela que se abre, escolha a opção Usados por último;
  5. você verá os apps que foram ativados recentemente, mesmo que em segundo plano.

A outra forma envolve visitar a seção Minha atividade no Google:

  1. visite o link myactivity.google.com/item;
    • se você preferir, abra a busca do Google, clique na sua foto, escolha a opção Gerenciar sua Conta do Google e siga o caminho Dados e personalização > Minha atividade > Visualização de itens.
  2. confira se há alguma URL ou algum anúncio suspeito na lista.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Ventura (@felipe)

Pra quem não viu a propaganda que a Shopee fez com Baby Shark no Brasil:

Eu (@Keaton)

pqp @felipe… eu podia ter ido dormir sem essa cacofonia. hahahaha

Layane de Lima (@Layane_de_Lima)

Me aconteceu hoje às 22:41, fiquei super nervosa, achei esta publi e fui olhar nas atividades como tem explicando pra fzr, e a última atividade e que data do mesmo horário, foi do aplicativo do Letras.mus.

Leonardo Winkler (@Leonardo_Winkler)

Fui olhar minha atividades no Google. E me parece que é do aplicativo letras.mus também.

Felipe Ventura (@felipe)

É mais um indício de que o problema não está em um só aplicativo: dos três casos que analisamos, dois tinham o Letras instalado — o outro, não.

André (@andre00)

Se não tomar cuidado na implementação, o AdMob no Android pode reproduzir aqueles anúncios intersticiais que tocam vídeo mesmo depois de sair do app.
Geralmente o sistema do AdMob detecta e suspende a conta quando esse tipo de coisa acontece, mas as vezes passa.

imhotep (@imhotep)

Aqui tudo certo, aparelho Motorola, sem musiquinha misteriosa.

gabrielcarlos (@gabrielcarlos)

Vish! Se eu fui ou estou sendo afetado por isso eu jamais saberei. Os anúncios continuariam rodando em segundo plano ajudando o Exynos a drenar bateria, pois meu celular sempre está no silencioso e com o volume de mídia em 0.

Lucas (@luruas)

Meu Samsung tocou babyshark hoje duas vezes. Das duas vezes que ele tocou, o aplicativo “Podcast Player & Podcast App - Castbox” apareceu na lista de itens do Google. Exatamente no mesmo minuto. Acho que já sei quem é o culpado!
Se não fosse por esse post, eu já estava indo restaurar o Android. Valeu Felipe!!