Firefox remove suporte a Adobe Flash e prepara redesign
Mozilla libera novo Mozilla Firefox 85 sem suporte ao Adobe Flash Player após o fim do plugin da Adobe
Mozilla libera novo Mozilla Firefox 85 sem suporte ao Adobe Flash Player após o fim do plugin da Adobe
A Mozilla removeu o suporte ao Adobe Flash do Firefox. A atualização que decreta o fim do plugin no navegador chegou aos usuários na versão 85, liberada nesta terça-feira (26). Segundo a Mozilla, sequer há uma configuração para reativar o Flash no browser.
A atualização remove de vez o plugin da Adobe do browser após o fim da plataforma. Desde 31 de dezembro de 2020, a Adobe não fornece mais suporte ao Flash e recomenda aos usuários a remoção do software do computador para evitar problemas de segurança, uma vez que o plugin não será mais atualizado.
“O Flash Player permanecerá nos computadores das pessoas, a menos que elas o desinstalem. A desinstalação do Flash Player ajudará a proteger os sistemas, pois a Adobe não pretende lançar atualizações ou patches de segurança para ele após a Data End of Life (EOL)”, disseram ao Tecnoblog em dezembro.
No último dia 12, a Adobe ainda bloqueou a execução de conteúdos Flash para “ajudar a proteger o sistema dos usuários”. “Não existirão versões alternativas do Flash Player para download em sites terceiros autorizadas pela Adobe”, explicaram. “Os usuários não devem usar versões não autorizadas do Flash Player”.
Além de remover o suporte ao plugin, o Firefox 85 também traz melhorias ao navegador, correção de falhas de segurança, facilita o acesso aos favoritos e protege os usuários dos “supercookies”. “Ao isolar os supercookies, o Firefox os impede de rastrear sua navegação na web de um site para o outro”, anunciaram nas notas de atualização.
A Mozilla está preparando um novo visual para o Firefox. Conhecido como “Proton”, o projeto prevê alterações tanto nos elementos na área das abas e da barra de endereços quanto no menu, que passará a exibir somente os itens mais utilizados. O redesign ainda pode garantir uma maneira mais fácil para o usuário personalizar a interface.
A previsão é de que o novo visual chegue aos usuários com o Mozilla Firefox 90.
Com informações: CNET, Mozilla, Techdows e XDA-Developers
Leia | Como adicionar extensões no Mozilla Firefox [Plugins]