Xiaomi bloqueia instalação da Google Play Store em celulares na China

Atualização para MIUI 12.5 restringe instalação da Google Play Store em versões chinesas de celulares da Xiaomi

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Redmi K30 Ultra (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Xiaomi Redmi K30 Ultra (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Donos de celulares da Xiaomi na China não poderão mais instalar a Google Play Store sem root. A fabricante passou a impedir a habilitação do Google Mobile Services (GMS) nos smartphones com a atualização para a versão chinesa da MIUI 12.5. As edições globais dos smartphones da companhia permanecem com o pacote disponível.

Xiaomi limita instalação da Google Play Store na China

A confirmação do bloqueio veio de uma publicação no fórum da Xiaomi. No tópico, um representante da marca afirmou que a versão chinesa da MIUI não terá mais suporte à instalação do Google Mobile Services (GMS) “por motivos de conformidade”.

A fabricante não informou quais smartphones serão afetados pela nova política que restringe a habilitação do pacote que traz a Play Store, o Gmail e afins. Mesmo assim, proprietários do Redmi K30 Ultra e do Redmi 10X 5G afirmam que os celulares não permitem mais a instalação do pacote.

Os relatos contam ainda que a atualização com o patch de segurança de janeiro também remove o GMS dos telefones chineses automaticamente.

Vale lembrar que a mudança nas regras afeta somente as versões chinesas dos celulares da marca, que já não traziam o pacote por padrão. Neste caso, para ter acesso à loja de aplicativos do Google, Maps e demais serviços, o usuário precisava realizar a instalação desses apps manualmente.

A versão global, por outro lado, traz o Google Mobile Services de fábrica com Play Store para instalar demais aplicativos e permanecerá dessa forma. As diferenças entre as duas edições também são marcadas pelo suporte a bandas de operadoras, carregador, idiomas, apps pré-instalados e mais.

Com informações: Notebook Check

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados