Início » Aplicativos e Software » Gmail e outros apps travam no Android após falha no WebView

Gmail e outros apps travam no Android após falha no WebView

Sistema mostrava o erro “o aplicativo apresenta falhas continuamente”; o Google já lançou uma correção para o problema.

Ana Marques Por

Usuários de Android se depararam com o aviso “[nome do app] apresenta falhas continuamente” ao tentar abrir o Gmail e outros apps no Android na noite desta segunda-feira (22). O problema estava associado a uma atualização do WebView, recurso responsável por exibir páginas da web dentro de aplicativos.

Como fazer downgrade no Android / Rami Al / Unsplash

Apps no Android (Imagem: Rami Al/Unsplash)

O site DownDetector mostra um pico de reclamações por volta das 20h para aplicativos como Gmail, Twitter e Nubank. Segundo os relatos, o buscador do Google também trava e não funciona, assim como os apps do TikTok e Amazon. Basicamente, qualquer aplicativo que use o WebView do Android pode ser afetado, inclusive programas rodando em segundo plano.

DowDetector mostra problemas em apps do Google (Imagem: Reprodução)

Ciente do problema, o Google emitiu o seguinte comunicado na noite desta segunda-feira: “No momento, estamos trabalhando para validar totalmente o escopo e uma correção está em andamento”.

Uma solução temporária foi remover as atualizações recentes do WebView para evitar que seus aplicativos fechassem repentinamente. No entanto, o Google já lançou uma correção para a falha.

[Atualizado] Como resolver falha do WebView no Android

Após os travamentos em apps do Android na última noite e madrugada desta terça-feira (23), o Google lançou uma atualização para o WebView e para o Google Chrome. De acordo com a empresa, basta ir à Play Store e instalar a versão mais recente de ambos os softwares para que as falhas sejam corrigidas:

*O texto foi atualizado em 23/03/2021 às 12h40min para incluir a solução do Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
18 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Islan Oliveira (@Islan_Oliveira)

Tive problemas com o Gmail e o Instagram, já estava achando que era algum problema do meu celular. Aliás, tive um problema com um jogo ali pelo final da tarde, mas não sei se trata da mesma situação.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Dependendo do modelo do aparelho, ele usa o próprio app do Chrome como WebView, nesses casos o WebView do Sistema Android (o app que deu problema) vem desativado de fábrica e normalmente não é possível ativá-lo…