Início » Aplicativos e Software » Prévia do Windows 10 traz menu flutuante na Barra de Tarefas

Prévia do Windows 10 traz menu flutuante na Barra de Tarefas

Windows 10 Sun Valley (21H2) deve trazer várias mudanças na interface, incluindo menus flutuantes a partir da Barra de Tarefas

Emerson AlecrimPor

Se não houver atrasos ou mudança de plano, a Microsoft dará ao Windows 10 um visual renovado no último trimestre de 2021. A atualização, conhecida como Sun Valley ou 21H2, vem tendo seus segredos revelados aos poucos. Os mais recentes mostram menus flutuantes oriundos da Barra de Tarefas.

Menu flutuante da Barra de Tarefas (imagem: Windows Latest)

Menu flutuante da Barra de Tarefas (imagem: Windows Latest)

Essa característica faz o menu ser exibido com um pequeno espaço entre a sua janela e a Barra de Tarefas. É como se o menu aparecesse na forma de balão quando acionado, uma abordagem bem diferente da atual, que exibe a janela “grudada” à barra.

Como exemplo, a imagem abaixo mostra o menu que surge quando clico com o botão direito do mouse sobre o ícone Explorador de Arquivos do meu PC. A sequência mostra um mockup divulgado pelo Windows Latest com o mesmo menu aparecendo flutuando.

Menu atual da Barra de Tarefas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Menu atual da Barra de Tarefas (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Menu flutuante da Barra de Tarefas (imagem: Windows Latest)

Menu flutuante da Barra de Tarefas (imagem: Windows Latest)

Você deve ter percebido que, além de flutuarem, as novas janelas contam com cantos arredondados, detalhe singelo, mas que contribui para dar um ar de renovação à interface do Windows 10.

Tudo indica que essas mudanças não envolverão apenas a Barra de Tarefas. Em vez disso, os menus flutuantes provavelmente serão um elemento visual padrão no Windows 10 Sun Valley. Até o Menu Iniciar deverá ter aspecto flutuante. Não está claro se essas e outras características da nova interface poderão ser desativadas.

Os menus flutuantes ainda não estão disponíveis para os testadores do programa Windows Insider. O Windows Latest explica que já é possível forçar a ativação da novidade na atual prévia do sistema operacional, mas, quando isso é feito, os menus aparecem com uma borda que não existirá na versão final do Windows 10 Sun Valley.

Menu flutuante na atual prévia do Windows 10 (animação: Windows Latest)

Menu flutuante na atual prévia do Windows 10 (animação: Windows Latest)

A atualização está prevista para o final do ano, mas é possível que tenhamos mais detalhes sobre a interface em breve. Isso porque a Build 2021 vai acontecer entre 25 e 27 de maio. Há boas chances de que a Microsoft leve o assunto para o evento.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Gorgen (@Banana_Phone)

Gostei, mas o que eu mais queria nessa nova versão do Windows 10 é um menu iniciar semelhante ao que era no Windows 7, sem informações desnecessárias.
No Windows 10 fica aparecendo um monte de resultados de buscas do Bing quando busco por algo e sugestões de aplicativos pra baixar na Windows Store. O que interessa mesmo (que são as pastas e configurações do sistema), ocupam apenas metade da lista de pesquisa.
A Cortana é completamente inútil, ela não consegue ajudar nem mesmo em coisas simples, toda vez que tento utilizá-la me decepciono.

Daniel Correia (@Daniel)

MS já ta renovando a interface do windows 10 mas ainda não conseguiu criar algo mais prático que o painel de controle do windows 95.