Atualização para Windows 10 causa problemas na barra de tarefas

Update faz com que ícones da barra de tarefas apareçam sobrepostos; desativar “Notícias e Interesses” pode ajudar a corrigir bug

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notebook com Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)
Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)

A atualização KB5003214 para Windows 10 traz um bug que causa problemas na barra de tarefas. Trata-se de um patch opcional, mas o comportamento tem sido relatado por diversos usuários. Segundo as pessoas que tiveram o sistema afetado, a barra de tarefas pode ter ícones em branco ou sobrepostos, especialmente quando o novo recurso “Notícias e Interesses” está ativado.

O problema apareceu para quem instala o novo patch junto às versões 21H1, 20H2 ou 2004, de maio de 2020. De acordo com alguns usuários, a central de notificações e o ícone de rede também pararam de funcionar após a atualização.

Além disso, os ícones da bandeja do sistema podem simplesmente desaparecer ou ficar ocultos. “Depois de instalar a atualização KB5003214, tive alguns problemas com a barra de tarefas, principalmente os ícones do lado direito que se movem aleatoriamente, desaparecem (ocultam) ou ficam embaralhados”, escreveu um usuário afetado na central de feedback do Windows.

Barra de tarefas sofre bug com atualização do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Reddit)

Barra de tarefas sofre bug com atualização do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Reddit)

No Reddit, outro usuário reportou um problema semelhante: “Estou tendo um problema que localizei no novo recurso ‘Notícias e interesses’ da barra de tarefas. Recebi esse recurso recentemente – nas últimas semanas, não me lembro exatamente porque o desliguei imediatamente – e as coisas estavam bem. Mas depois de algumas atualizações ontem (21H1, KB5003214, KB5003254), a área de notificação na extremidade direita da barra de tarefas começou a se comportar de maneira estranha”.

Desativar o recurso “Notícias e Interesses” pode ajudar

Desinstalar o patch KB5003214 parece ser a solução para quem está tendo uma experiência indesejada com a barra de tarefas (Painel de controle > Desinstalar um programa > Exibir atualizações instaladas). No entanto, caso você deseje manter a atualização por algum motivo, há outra alternativa.

Segundo usuários afetados pelo problema, desativar o recurso “Notícias e Interesses” pode ajudar a resolver o bug. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do clima e selecionar a opção “Desativar”.

Com informações: Windows Latest e Bleeping Computer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados