Início » Aplicativos e Software » Seu PC é compatível com o Windows 11? Saiba os requisitos para instalar

Seu PC é compatível com o Windows 11? Saiba os requisitos para instalar

Veja os requisitos para instalar o Windows 11 no seu PC e como verificar se seu dispositivo é compatível com a atualização

Lucas Lima Por

O Windows 11 já está disponível oficialmente para usuários em todo o mundo. O novo sistema operacional da Microsoft pode ser instalado gratuitamente em dispositivos que possuem Windows 10. Entretanto, nem todos os PCs são compatíveis com a atualização. Confira, a seguir, como verificar se seu dispositivo é compatível com o Windows 11 e saiba os requisitos para instalar.

Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)
Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Tempo necessário: 5 minutos.

A Microsoft liberou uma ferramenta chamada PC Health Check para checar se o computador é compatível com a atualização para o Windows 11. Veja, abaixo, como usar o programa.

  1. Baixe o software de verificação

    Acesse o site oficial do Windows 11, role a tela para baixo e faça o download da ferramenta de verificação disponibilizada pela Microsoft;Instalar Windows 11

  2. Instale o programa

    Faça a instalação do programa seguindo o passo a passo informado pelo instalador, abra o aplicativo de verificação e clique em “Verificar agora”;Requisitos mínimos W11

  3. Complete a verificação

    Se estiver tudo certo, uma mensagem aparecerá informando “Este computador pode executar o Windows 11”, como ilustrado abaixo. Caso contrário, clique em “Conferir todos os resultados” para saber onde houve falha.Requisitos mínimos W11

Quais os requisitos mínimos para instalar o Windows 11?

Abaixo estão os requisitos mínimos para instalar o Windows 11. Quase todos os processadores funcionam com a atualização do sistema operacional, exceto alguns modelos.

  • Processador de 1 GHz com dois ou mais núcleos de 64 bits;
  • 4 GB de RAM;
  • 64 GB de armazenamento;
  • Tela HD (720p) maior que 9 polegadas;
  • Placa de vídeo ou chip gráfico compatível com DirectX 12 ou superior e com driver WDDM 2.0;

No lançamento, a Microsoft havia informado que apenas os PCs que possuíam o Trusted Platform Module 2.0 (TPM) poderiam fazer a atualização do sistema operacional. Entretanto, a empresa cedeu à pressão e liberou o Windows 11 em PCs oficialmente incompatíveis, ou seja, sem chip TPM.

O que é o Trusted Platform Module (TPM)?

Trata-se de um componente físico com propósitos de segurança. Basicamente, é um componente que atesta integridade ao sistema e protege às chaves do Windows contra ataques maliciosos. Desde julho de 2016, o componente é exigido ao instalar o Windows 10, mas com algumas exceções (como desktops montados sob demanda).

O que muda em ter o TPM no PC?

Os TPMs funcionam oferecendo proteção em nível de hardware em vez de apenas software. Ele pode ser usado para criptografar discos usando recursos do Windows, como o BitLocker, ou para evitar ataques forçados contra senhas. São usados amplamente em laptops e desktops empresariais gerenciados por TI.

Quem pode atualizar para o Windows 11 de graça?

De acordo com a Microsoft, os usuários que possuem Windows 10 em dispositivos compatíveis podem atualizar para o Windows 11 gratuitamente.

Com informações: Microsoft 1, 2.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando