WhatsApp libera transferência de histórico do iPhone para Android

Ferramenta do WhatsApp para transferir conversas do iPhone para celulares Samsung Galaxy requer um cabo USB-C para Lightning

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

WhatsApp começou a disponibilizar, nesta quinta-feira (2), a ferramenta para transferir o histórico de conversas. Inicialmente, o recurso funcionará apenas para levar mensagens, mídias e afins do iPhone (iOS) para celulares Samsung Galaxy (Android). Depois, a função será levada a mais smartphones com o sistema do Google.

O recurso foi anunciado em agosto junto com os novos celulares dobráveis da marca sul-coreana. Na época, o mensageiro informou que a opção funcionaria para migrar o histórico tanto do iPhone para Android quanto do Android para iPhone. Mas, neste momento, o recurso será disponibilizado apenas aos telefones da Samsung.

A ferramenta começou a ser liberada nesta semana. Para utilizá-la, o celular que vai receber os dados precisa ser da Samsung. Além disso, o aplicativo de mensagens requer um telefone com Android 10 ou superior e a presença do app Smart Switch Mobile. O processo é realizado através de um cabo USB-C para Lightning. 

O recurso está sendo liberado gradualmente.

Ferramenta de migração de conversas entre iPhone e Android (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

WhatsApp: transferência de histórico requer uso de cabo

A ferramenta para transferir o histórico é capaz de levar as conversas individuais e em grupo, mídias, configurações do app e dados da conta. Mas o recurso não migra as mensagens de pagamentos entre usuários, nome de exibição e o histórico de chamadas. Além disso, é preciso atender aos seguintes critérios para utilizá-la:

  • Instalar o Samsung Smart Switch Mobile (versão 3.7.22.1 ou superior) no celular que vai receber as informações;
  • Instalar o WhatsApp na versão 2.21.160.17 ou superior (iOS) no iPhone;
  • Instalar o WhatsApp na versão versão 2.21.16.20 ou superior (Android) no smartphone da Samsung;
  • Ter um cabo USB-C para Lightning;
  • Utilizar o mesmo número de telefone cadastrado nos dois dispositivos;
  • Usar um celular Android novo ou restaurá-lo para as configurações de fábrica.

Caso você tenha em mãos todos os requisitos necessários para fazer a migração, basta realizar o seguinte procedimento informado pela página de suporte do mensageiro: 

  1. Ligue o celular da Samsung;
  2. Conecte os celulares através do cabo quando for solicitado;
  3. Siga o procedimento informado pelo Smart Switch Mobile;
  4. No iPhone, utilize a câmera para escanear o código QR que vai aparecer no outro smartphone;
  5. Ainda no iPhone, toque em “Iniciar” e aguarde;
  6. No celular da Samsung, continue a configuração;
  7. Ainda no celular da Samsung, abra o WhatsApp e acesse sua conta com o mesmo número cadastrado no iPhone;
  8. Toque em “Importar”.

Agora é só aguardar a conclusão da transferência e terminar a configuração no celular da Samsung. O mensageiro ainda informa que os dados permanecem no iPhone mesmo após a migração. “Se você não deseja que isso aconteça, apague os dados e o WhatsApp”, orientaram. 

Além disso, as informações não são armazenadas na nuvem. Para guardá-las no Google Drive (Android) ou iCloud (iOS), é preciso utilizar a ferramenta de backup. “O WhatsApp não pode ver os dados transferidos”, informaram.

Com informações: WhatsApp (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados