A primeira versão de testes do Ubuntu 11.04 “Natty Narwhal” já está disponível para download, para que os corajosos caçadores de bugs possam testar e começar a encontrar falhas e detalhes a acertar. Entre as novidades, o gerenciador de janelas Unity já vem habilitado por padrão, e é interessante notar o quanto os desenvolvedores evoluíram com o código em tão pouco tempo!

Se você é como eu e não gosta do Unity ou não tem uma placa de vídeo boa o suficiente para rodá-lo, é possível continuar usando o Gnome padrão, selecionando “Ubuntu Classic Desktop” no menu de login. Como esse é o primeiro alpha, não há mudanças drásticas na distro, mas podemos perceber algumas novidades interessantes que estão por vir até abril de 2011: Mudanças no menu de volume, trazendo menus para controles do tocador de mídias, assim como a capa do álbum da música que estiver tocando. O Gerenciador de Redes também sofreu algumas mudanças, tornando o uso mais simples.

O vídeo abaixo mostra um pouco do novo gerenciador Unity rodando no Ubuntu 11.04. Interessante notar que ele está bem mais rápido que o Unity na versão 10.10 netbook:


(YouTube)

Se você gostou e quer testar o Ubuntu 11.04 alpha 1, é só baixar a ISO na página de downloads da Canonical. Lembrando pela enésima vez, versões alpha estão em um estágio muito inicial de desenvolvimento, e podem conter centenas de bugs. Jamais instale em um ambiente de produção ou no seu único computador, as consequências podem ser nefastas!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados