Instagram e Facebook lançam recursos para você criar sua Retrospectiva 2021

No Instagram, usuário pode escolher sua retrospectiva usando Arquivo de Stories; Facebook tem post que reúne momentos mais marcantes e melhores amigos

Pedro Knoth
Por
Retrospectivas de Facebook e Instagram para 2021 (Imagem: Facebook e Instagram/ Divulgação)

Como de costume para os finais de ano, o Instagram e o Facebook lançaram na quinta-feira (9) os recursos para que usuários vejam a Restrospectiva 2021 em seus feeds. Na rede social criada por Mark Zuckerberg, a atividade da pessoa vai aparecer no “Um Ano Juntos”, uma sequência personalizada da linha do tempo de cada perfil. Já na plataforma de fotos e vídeos, é possível escolher uma retrospectiva baseada em stories.

A Restrospectiva 2021 do Facebook terá os melhores amigos, lugares mais visitados, reações mais utilizadas e pessoas que mais interagiram em posts do usuário. É um recurso padrão para o Facebook no final do ano; em 2020, a rede social também fez o balanço dos momentos mais marcantes.

Mas cada sessão da retrospetiva poderá ser compartilhada no feed separadamente: melhores amizades, lugares mais visitados, reações mais usadas e pessoas que mais interagiram. Ao publicar, outros usuário podem clicar em um botão para dar uma olhada em sua própria Retrospectiva 2021.

O “Um ano Juntos” poderá ser compartilhado diretamente no feed de notícias do Facebook a partir do dia 30 de dezembro.

Já o Instagram vai sugerir stories com os quais o usuário pode montar sua própria Retrospectiva 2021, juntando os momentos mais significativos do ano. Dessa seleção, o perfil pode adicionar conteúdos do Arquivo de Stories, permitindo a escolha do que ele quer mostrar para seus seguidores.

No Instagram, a opção também aparece no topo do feed. A rede social tem um sticker e um frame personalizados para a Restrospectiva 2021 .

Também é possível acessar o recurso por meio de posts de outros perfis que estão fazendo suas retrospectivas. Vale destacar que o usuário também pode remover stories dessa sequência; para isso, basta clicar no vídeo ou foto indesejada e arrastá-la ao ícone de lixo que aparece no canto inferior da tela.

A Retrospectiva do Instagram deve durar por várias semanas. Ela já está disponível para usuários da rede social.

Retrospectiva 2021 do Instagram pode ser personalizada por usuário por meio do Arquivo de Stories (Imagem: Instagram/ Divulgação)

Google, Spotify e Apple Music tem retrospectivas de 2021

A essa época, as principais plataformas e redes sociais já estão fechando os melhores momentos do ano. Há dois dias, o Google publicou os tópicos e assuntos mais pesquisados de 2021, que vão desde Marília Mendonça à Eurocopa.

No começo deste mês, o Spotify liberou seu Wrapped 2021, com as músicas, artistas, gêneros e podcasts mais escutados no ano. Como nas outras plataformas, a retrospectiva do tocador aparece no próprio feed do usuário — a plataforma ainda fez a brincadeira de compôr uma trilha sonora que seria tocada no filme de sua vida. Tem até um minigame de verdade ou mentira sobre a retrospectiva (bem divertido, por sinal).

Spotify Wrapped de 2021
Spotify Wrapped de 2021 (Imagem: Divulgação/Spotify)

Apple Music e Deezer também tem suas próprias retrospectivas de 2021, o 2021 Replay e o My Year Deezer, respectivamente. Todos os tocadores criam uma playlist especial com as músicas mais escutadas do ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados