Início » Brasil Web » App para controlar contas a pagar e as contas a receber: Organizze

App para controlar contas a pagar e as contas a receber: Organizze

Serviço gratuito ajuda a colocar as contas em dia.

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Não é preciso fazer nenhum curso de contabilidade para tomar as rédeas das contas a pagar e contas a receber. Um serviço criado aqui no Brasil pode facilitar bastante a sua ao permitir que você mesmo gerencie os pagamentos e futuras contas, sem depender de complicadas planilhas de Excel. Conheça o Organizze, um site gratuito para manter suas finanças em dia.

Alguns especialistas em finanças pessoais são certeiros ao dizer que o primeiro passo para não entrar no vermelho é manter as contas em dia. E a melhor maneira de fazer isso é criando disciplina na hora de gastar e de receber dinheiro. Para visualizar melhor os recursos financeiros, tem quem adote complicadas planilhas para esse tipo de tarefa.

Veja se o serviço abaixo não lhe parece mais simples para gerenciar as suas contas.

Tela inicial do Organizze, com resumo de despesas e receitas | Clique para ampliar

O Organizze foi criado pelo Tiago Vicente e pelo Felipe Felipe da Luz por uma necessidade pessoal. Esses dois rapazes lançaram o serviço de novembro de 2009. Meses depois, já são quase 30 mil usuários cadastros, com direito a 200 novos cadastros por dia. Todos os dados que trafegam pelo serviço são criptografados com SSL (repare que o endereço sempre é iniciado por https://), um alívio a mais para quem tem receio em fazer seu controle financeiro via internet.

Adicionar despesas e receitas

A tela inicial do Organizze é perfeita para quem quer ter uma visão rápida de como está a sua situação financeira. O serviço apresenta todas as contas que devem ser pagas futuramente, bem como as receitas que serão contabilizadas. Ainda há o saldo atual, que considera toda a movimentação financeira do mês para dizer se o usuário está no vermelho ou não.

Adição rápida de despesa ou de receita

Além de saber o total de receitas e despesas referentes ao mês corrente, o demonstrativo apresenta o valor relacionado ao mês anterior. Para completar, uma ferramenta rápida permite adicionar despesas ou receitas com facilidades. Basta informar qual é o tipo de movimentação, a descrição da mesma e o valor, além da data da movimentação.

As categorias são excelentes para saber no que o usuário está empregando seus recursos. As categorias padronizadas incluem alimentação, transporte e lazer, entre outras, mas cada usuário pode criar suas próprias categorias.

Não bastasse essa adição prática de despesa ou receita, o Organizze oferece opções avançadas, como marcar que a despesa a ser adicionada é fixa, se estamos falando de um pagamento parcelado e se é preciso lembrar daquela movimentação por e-mail.

Um dos principais aspectos do Organizze é a praticidade. Até quem não entende absolutamente nada de contabilidade tem como gerenciar seu dinheiro, a fim de manter um controle financeiro razoável. Lembrando-se de lançar as despesas e receitas com frequência, a conta bancária estará sempre com o mesmo valor que o Organizze apresenta em seu resumo (não vá esquecer de incluir as taxas bancárias no serviço).

Resumo de movimentações

Movimentações financeiras no mês corrente | Clique para ampliar

A área de Movimentações do Organizze mostra todas as contas a pagar e a receber (ou já pagas e já recebidas) no mês corrente. O serviço oferece a listagem completa, com direito a descrição, categoria e valor. O usuário tem controle total sobre suas finanças, podendo editar praticamente qualquer informação sobre os lançamentos.

A título de exemplo: se você informou a data errada para uma compra, poderá corrigir essa informação a partir das Movimentações.

Os desenvolvedores do Organizze ainda oferecem um filtro – bastante simples, é verdade – que mostra apenas as receitas ou despesas, ou então somente os lançamentos de uma categoria, ou ainda uma combinação desses dois critérios. Com isso, o usuário tem como verificar apenas despesas relacionadas a alimentação, por exemplo.

Relatório de gastos

Organizze apresenta gráfico com receitas e despesas divididas por categoria | Clique para ampliar

Informar sempre quais foram os gastos é muito importante, mas apenas o começo para ter um verdadeiro controle financeiro. A área de Relatórios complementa esse controle, pois oferece uma série de gráficos referentes às movimentações financeiras do usuário. Ou seja, o Organizze apresenta graficamente se o usuário está gastando além do que deveria ou se consegue poupar determinado valor no fim do mês.

Os gráficos presentes no Organizze dizem respeito ao comparativo de despesas e receitas, ideal para saber se o gasto está acima do permitido. Outra forma de visualizar tais informações é por meio das categorias previamente cadastradas, de modo a ter noção do quanto de capital é empregado em cada categoria financeira.

Ao selecionar uma categoria, o Organizze ainda informa quais foram os lançamentos relacionados a ela. Por exemplo, se o gasto com a casa está abaixo do usual, o usuário pode visualizar todos os gastos dessa categoria, a fim de verificar se não esqueceu de pagar uma conta.

Versão mobile para smartphone

Interface mobile do Organizze no iPhone (imagem: divulgação/Organizze)

Nem sempre nós estamos na frente do computador, prontos para adicionar novas movimentações. Para esses casos, o pessoal do Organizze desenvolveu a versão móvel do site, que funciona muito bem com os principais sistemas (iOS e Android) e navegadores.

Mais recursos no serviço pago

A versão gratuita do Organizze tem todas as ferramentas para um controle financeiro eficiente, mas elas podem não ser suficientes para algumas pessoas. Quem quiser uma forma de gerenciar mais de uma conta bancária, por exemplo, tem acesso a esse recurso a partir do Organizze Mais, a versão paga do serviço.

O mesmo vale para quem quer ativar subcategorias de movimentações (o campo saúde poderia discriminar se foi gasto com plano de saúde ou farmácia) ou visualizar gráficos mais completos, com a evolução das contas bancárias ao longo do mês.

O Organizze Mais custa R$ 9,90 por mês, um investimento muito bem-vindo se você vive se perdendo em meio a muitas contas, não sabe o dia exato de pagar o cartão de crédito ou quer se programar para economizar determinado valor mensal para, mais tarde, solicitar um financiamento de imóvel junto à Caixa Econômica.

Ficou interessado, mas não sabe se vale à pena assinar esse pacote pago? Todos os usuários do Organizze têm direito a 7 dias de teste do Organizze Mais, para degustar e ver se vale mesmo à pena ou se este humilde editor está mentindo. 😛

Ganhe assinaturas do Organizze Mais

Os comentários desse artigo estão abertos para quem quiser participar da discussão, como você está careca de saber. Responda qual é a sua dica para manter as contas em dia para concorrer a três assinaturas do Organizze. As três melhores frases levarão as assinaturas (1º lugar = 12 meses; 2º lugar = 6 meses; 3º lugar = 3 meses).

O resultado sai na terça-feira, 22 de fevereiro, a partir das 17h.

Tecnologia por trás do serviço

Como eu sei que tem muito programador que lê o Tecnoblog, fiz questão de perguntar aos criadores do Organizze qual é a tecnologia faz o serviço funcionar. “A linguagem de programação principal do Organizze no server-side é o Ruby. O Organizze é hospedado na Heroku, uma empresa de hosting focada em aplicações web Ruby. No client-side programamos muito JavaScript, além de HTML e CSS. Para unir tudo isso utilizamos um framework para aplicações web, o Ruby-on-Rails.”, afirma Tiago Vicente.

Ganhadores do concurso — Atualização em 22.02.2011 às 17h20

Minha gente, temos os vencedores. Aquele pessoal que mandou as dicas mais interessantes sobre como controlar as finanças pessoais acabam de ganhar assinaturas do Organizze. Vamos aos mestres na arte de economizar:

  1. @michellemoltini escreveu o seguinte:
    “A dica básica que sempre recebi foi a de controlar o que se ganha, pagar as contas em dia para evitar juros e separar pelo menos 10% dos recebimentos para uma programação futura. Como até hoje não consegui fazer nada disso e não me adaptei com nenhum tipo de sistema de controle de contas, esta será minha salvação!”
    12 meses de assinatura do Organizze Mais, para a Michelle não se perder nas próprias contas!
  2. Ramon Melo escreveu o seguinte:
    “Cartão de crédito com limite baixo é a melhor coisa que já inventaram para limitar gastos. É só passar a pagar tudo no crédito (água, luz, gás, telefone, cafezinho, cinema, bar, tudo mesmo). Acabou o limite, acabou a gastança! Simples assim!”
    Parabéns, você ganhou uma assinatura de 6 meses do Organizze!
  3. @felipez escreveu o seguinte:
    “Quer uma dica pra manter as contas em dia? Largue a namorada e viva forever alone. Já dá pra economizar um monte em compras no cartão, cinema, telefone…”
    Levou assinatura de 3 mes do Organizze!