Início » Aplicativos e Software » Firefox 4 chega ao Android e Maemo

Firefox 4 chega ao Android e Maemo

Avatar Por

Uma semana depois do auspicioso desembarque o navegador Firefox 4 aos computadores de todo o mundo, a Mozilla anunciou a chegada de seu carro chefe aos dispositivos com o sistema operacional Android e Maemo instalado.

De acordo com sua empresa-mãe, o novo navegador é "até três vezes mais rápido" que o browser padrão do sistema operacional do robozinho (que é dos mais decentes, diga-se) e "100% compatível" com HTML5 e outros padrões abertos da web. Entre suas novidades mais notáveis estão o menu de acesso rápido às diversas abas abertas ou favoritos e a "Awesome Screen" que analisa os hábitos do usuário, recomenda sites e sincroniza dados de navegação como histórico, marcações, senhas e até mesmo abas abertas com o computador do navegante.

A Mozilla também diz que o novo Firefox oferece suporte para a criação de aplicativos para dispositivos móveis ou computadores e que seu programa pode ganhar novas funcionalidades ou mudar seu visual através de addons.

Veja o vídeo de apresentação do Firefox 4 para dispositivos móveis.


(YouTube)

Aos interessados, o download do Firefox 4 para Android pode ser feito no Android Market, e todos os três usuários do Maemo podem baixá-lo aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandre
hehhe, ou eh pra funcionar mal em smart5s, auhauahauh
Paulo Freitas
Como assim, eles quem? O Firefox Mobile já existe há mais de 1 ano, já houve a versão 1.0 também, que era baseada no Firefox 3.6 (pulou direto pro Firefox 4 pra seguir a mesma numeração da versão desktop).
@andradevini
E eles falando que o firefox não seria mobile...
@ThiagoCapuano
Cara se esse Dolphin, for também um aplicativo de conteudo pré fabricado que nem o skyfire, eu vou voltar aqui muito violento.
@ThiagoCapuano
Saquei, eu bem faceiro baixei essa tranqueira de Skyfire achando que ia testar um novo navegador. O pedro é outro que vou pegar na saida.
@ThiagoCapuano
Eu vo te pega na hora da saida.
@mosblenarufa
Triste entre aspas, esse requerimento é para que todos apps rodem com qualidade, em um ano ajudando meu irmão a instalar app no 3gs dele nunca vi um app que rodasse porcamente na Appstore™... No android o primeiro emulador de snes que baixei já deu problema...
Alexandre
Eu deixo o flash no meu celular "a gosto do cliente". Nao ligo muito o plugin. Só que existem alguns videos que soh podem ser vistos em flash, eh onde me fez falta quando instalei ele. Por exemplo, sou leitor do gizmodoBr tambem, muitos videos de lah soh tocam com flash. O mais chato de tudo eh o celular poder contar com o recurso e browser nao... assim eu escolho o opera e nao o ffx :/
@oRenatoMaciel
Legal, bacana, mas ainda tem muito que melhorar. No momento, continuo usando o melhor navegador que ja testei para Android... Dolphin Browser (http://www.dolphin-browser.com). Quem usa de verdade, sabe o que estou falando.
jrk
Entre "atrasar o lançamento para suportar flash" e "vai agora sem flash mesmo", preferiram a 1ª opção. :)
jrk
Esses nem contam como navegadores, recebem a página já renderizada de um servidor.
@ThiagoCapuano
É preciso usar para analisar. De acordo.
@ThiagoCapuano
Mas o consumo de memório do FF sempre foi um absurdo, acho que é esse o motivo de não ser desenvolvido para Symbiam, que tem o uso de memória um ponto fraco do sistema.
@ThiagoCapuano
Como respondido acima, é nativo no Andróid
@ThiagoCapuano
Não entendi.
@ThiagoCapuano
É uma pergunta interessante para uma tela de 3 polegadas, apesar que na minha opinião hoje serve para pequenos detalhes de um site, mas ainda há muito sites desenvolvidos e baseados em flash... que por sinal me nego a navegar por boicote.
Rafael The Mist
Boa. hehehe.
@ThiagoCapuano
Também quero
Paulo Freitas
Perguntei porque já não uso o Flash no desktop há anos, foi por curiosidade. :) O YouTube eu citei só como exemplo se alguém dissesse que era pra assistir vídeos nele, tô ligado que o Dailymotion e o Vimeo também suportam o HTML5 (não tanto quanto o YouTube, no entanto). Sou radical: se um site for feito todo em Flash ou não oferecer alguma funcionalidade alternativa ao Flash, este não merece meu pageview. É muita canalhice por parte de quem desenvolveu.
Ramon Melo
Existem sites e funcionalidades implementadas em Flash, além de sites de vídeos em geral (afinal, o Youtube não é o único). O HTML5 pode ser melhor em diversos pontos, mas o Flash ainda está aí e tem gente que não quer uma experiência de navegação capada.
e.ricardo
Bom parece interessante mas... o lance é usar para ter uma opnião !
Paulo Freitas
A maioria certamente usa a engine WebKit, que já faz parte do sistema. :)
Paulo Freitas
Mas o Flash não é pra funcionar mesmo. :P
Paulo Freitas
Copiando o trecho da citação do TechCrunch mencionada mais acima: Eventually, Firefox mobile will support Flash, but it is just not there yet in terms of responsiveness. Mesmo motivo adotado pela Apple: o Flash é o câncer dos navegadores. Optaram, por ora, em não oferecer o Flash para que ele não degrade a responsividade do Firefox Mobile (coisa que o Flash mais sabe fazer em todos os navegadores, inclusive desktop).
Paulo Freitas
Por enquanto, pra iOS, só o Firefox Home: http://www.mozilla.com/en-US/mobile/home/ Entenda; se fosse simples, já estaria pronto. No entanto as políticas da Apple são bem ordinárias. Até pouco tempo atrás, antes do Opera Mobile conseguir ser aprovado, não se podia usar outra engine que não o WebKit nas apps. Isso mudou, mas é apenas uma dentre as dezenas de restrições que eles fazem. A Mozilla não vai iniciar o desenvolvimento enquanto não receber o aval da Apple. O requerimento, se não me engano, já foi feito. É como disseram acima: pergunte pra Apple. É triste, mas é assim que funciona.
Paulo Freitas
Deixando a opinião pessoal de lado, segue um trecho do artigo postado pelo TechCrunch: One thing Firefox mobile doesn’t have is support for Flash, even though Android has a big partnership with Adobe to make Flash work on mobile. I spoke with some folks from Mozilla yesterday about this topic. Eventually, Firefox mobile will support Flash, but it is just not there yet in terms of responsiveness. The focus right now is on HTML5 and CSS. It is amazing some of the 3D effects, animations, video, and other in-browser graphics you can now get with HTML5. Check out some of the demos here after you download Firefox to your phone. Irão suportar o Flash futuramente quando este estiver responsivo o suficiente. O foco atual é o HTML5, animações CSS e efeitos 3D (WebGL). Aqueles demos do http://demos.mozilla.org/ também possuem versões para o teu smartphone, de modo a mostrar o que é possível fazer com estas novas tecnologias inclusive nos smarts.
Paulo Freitas
Só perguntando: Flash pra quê? Ver propagandas? Travar o smartphone? É sério, qual a utilidade do Flash num smartphone? Jogar? Mas os jogos já não são disponibilizados como apps? Fiz a mesma pergunta num outro blog quando li que o Opera suportava Flash. Flash for...? * YouTube você vai poder usar o HTML5 e isso vai cobrir a maioria dos vídeos.
Pedro
Já tem inumeros navegadores na App Store, eu mesmo tenho uns 5 instalados no iPad e no iPod. Não é só Opera e Skyfire.
Gabriel
Tem extenções, e a interface é muito boa. A sincronização com o desktop parece ser boa, só que não usa mais o ff no desktop. Fora isso, ta meio pesado.
Caio Furtado
O Opera/Skyfire só estão lá por pura e simples pressão pública.
Caio Furtado
Pra achar imparcialidade é fácil: tem um X enorme lá em cima. Clique nele (:
Rodrigo T.
Bah... ñ curti ñ... Sem Flash Lento As animações dos menus são meio "grosseiras" Fico com o Dolphin ainda. Mas o Opera é bonzinho tbm
John
Depois as pessoas criticam isso e eles ficam dizendo que são imparciais. Francamente.
@brunogdb
Mesma coisa para iOS. Até parece...
Rodrigo Cardoso
Pergunte para a Apple, nao pra mozilla
Vinicius Kinas
EDIT: interações com a interface é ótimo em uma frase.
Vinicius Kinas
Instalei ele para testar. Ponto positivo para a sincronização. Pontos negativos para a falta de polimento nas interações com a interface, no consumo de memória (4x mais que o Opera 2x mais que o padrão do Android) e para a ausência do Flash.
Alexandre
Ainda nao testei essa ultima versao. A ultima nao estava de todo o mal, mas tinha bugs, o flash nao funcionava, por exemplo... O opera ainda ta me ganhando... instalarei
Ygor
O que levou a Mozila não dar suporte ao flash?
Pedro
E pro iOS, Mozilla?
Ygor
não tem suporte ao Flash.... Já o novo Opera sim, vou ficar com o Opera...
Athos Castro Moreno
"e todos os três usuários do Maemo podem baixá-lo aqui." lol?
Thássius Veloso
Até parece...
@AntonioVeras
E pro Symbian? :'(