Início » Celular » Apple consegue patente de conector que transmite USB 3.0 e DisplayPort

Apple consegue patente de conector que transmite USB 3.0 e DisplayPort

Tecnologia permite transmitir vídeo em alta definição e dados simultaneamente.

Avatar Por
8 anos e meio atrás

Faz pouco mais de um mês que a Apple colocou uma nova linha de MacBooks Pro disponível para venda, com direito à tecnologia Thunderbolt. Basicamente, o Thunderbolt permite transmissão de dados de grande volume com um simples conector, que funciona tanto para entrada como para saída de dados.

Essa tecnologia, no entanto, parece não bastar para a empresa de Steve Jobs. Foi descoberto que, nessa semana, a Apple conseguiu uma patente no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos que combina o USB 3.0 com o DisplayPort. O melhor de dois mundos, alguns defensores da Apple podem dizer.

Imagem apresentada na patente do conector (crédito: Patently Apple)

A patente descreve um conector de tamanho reduzido, que permite troca de dados em alta velocidade. Nesse caso, ele funcionaria tanto com a tecnologia do USB 3.0 — a próxima geração do USB que só agora começa a ganhar força nas lojas de produtos de informática —como o DisplayPort, uma saída de vídeo em alta definição que existe desde 2008. A DisplayPort ainda comporta DRM, algo que muitas empresas defendem ainda nos dias de hoje.

Como o USB 3.0 é uma tecnologia de caráter retroativo, suas versões anterior vão funcionar perfeitamente nesse novo conector.

É bom deixar claro que a Apple não fez qualquer anúncio sobre quando pretende usar o novo conector. Uma boa implementação seria nos gadgets como iPad ou iPhone, uma vez que há possibilidade de transferir arquivos e também vídeo, como já acontece no tablet por meio de um adaptador para HDMI.

Sugestão enviada pelo leitor Gabriel Pinotti. Com informações: Patently Apple.

Mais sobre: , , ,