Início » Brasil » Chrome ultrapassa uso do Firefox no Brasil

Chrome ultrapassa uso do Firefox no Brasil

Internet Explorer continua sendo usado por 45% dos brasileiros, diz StatCounter.

Por
7 anos e meio atrás

Na liderança, o Internet Explorer. No entanto, o segundo lugar como navegador mais usado no Brasil durante o mês de maio traz grandes surpresas: pela primeira vez, o Mozilla Firefox deixa de ser a segunda escolha dos brasileiros, que agora têm optado mais por usar o Google Chrome. Os dados são da StatCounter para o período de janeiro a maio de 2011.

Em maio, o Internet Explorer respondeu sozinho por 45,79% de todo o uso desse tipo de aplicativo no Brasil. O navegador vem se mantendo acima dos 45% desde o início do ano.

Em segundo lugar, o Google Chrome concentrou 26,84% dos usuários de navegadores no país. No mês anterior, o mesmo Chrome respondia por 25,82% do uso de browsers. Por sua vez, o Mozilla Firefox caiu da segunda posição em abril de 2011, com 26,93% de uso, para a terceira posição em maio, com 26,08%.

Uso de navegadores no Brasil, no período de janeiro a maio de 2011 (fonte: StatCounter)

No ranking brasileiro, ainda temos o Safari, da Apple, com 0,74% do uso de navegadores, e o Opera, da empresa de mesmo nome, com 0,41% dos acessos.

Esse mudança verificada pela StatCounter no mercado brasileiro de navegadores não se reflete nas estatísticas globais de uso de browser. Em maio, o Internet Explorer continuou sendo o navegador mais usado do mundo (43,87%), seguido do Mozilla Firefox (29,29%). O Google Chrome aparece numa distante terceira posição, com 19,36% de uso no planeta.

De modo geral, IE e Firefox têm demonstrado queda no uso global de navegadores ao longo dos meses, enquanto a iniciativa do Google nesse mercado cresceu quase 4 pontos percentuais no período de janeiro a maio de 2011.