Início » Aplicativos e Software » Chrome ultrapassa uso do Firefox no Brasil

Chrome ultrapassa uso do Firefox no Brasil

Internet Explorer continua sendo usado por 45% dos brasileiros, diz StatCounter.

Avatar Por

Na liderança, o Internet Explorer. No entanto, o segundo lugar como navegador mais usado no Brasil durante o mês de maio traz grandes surpresas: pela primeira vez, o Mozilla Firefox deixa de ser a segunda escolha dos brasileiros, que agora têm optado mais por usar o Google Chrome. Os dados são da StatCounter para o período de janeiro a maio de 2011.

Em maio, o Internet Explorer respondeu sozinho por 45,79% de todo o uso desse tipo de aplicativo no Brasil. O navegador vem se mantendo acima dos 45% desde o início do ano.

Em segundo lugar, o Google Chrome concentrou 26,84% dos usuários de navegadores no país. No mês anterior, o mesmo Chrome respondia por 25,82% do uso de browsers. Por sua vez, o Mozilla Firefox caiu da segunda posição em abril de 2011, com 26,93% de uso, para a terceira posição em maio, com 26,08%.

Uso de navegadores no Brasil, no período de janeiro a maio de 2011 (fonte: StatCounter)

No ranking brasileiro, ainda temos o Safari, da Apple, com 0,74% do uso de navegadores, e o Opera, da empresa de mesmo nome, com 0,41% dos acessos.

Esse mudança verificada pela StatCounter no mercado brasileiro de navegadores não se reflete nas estatísticas globais de uso de browser. Em maio, o Internet Explorer continuou sendo o navegador mais usado do mundo (43,87%), seguido do Mozilla Firefox (29,29%). O Google Chrome aparece numa distante terceira posição, com 19,36% de uso no planeta.

De modo geral, IE e Firefox têm demonstrado queda no uso global de navegadores ao longo dos meses, enquanto a iniciativa do Google nesse mercado cresceu quase 4 pontos percentuais no período de janeiro a maio de 2011.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

joaovicctor
Era previsivel...
André
O Chrome é muito bom. Merece estar na frente.
Keith
Bom olha eu não sei até que ponto é válido essa pesquisa. Como sou um cara que preza pela minha segurança e privacidade, uso a extensão Ad-Block Plus e manualmente bloqueei o Statcounter, Google Analytics entre outros. Não preciso de ninguém bisbilhotando o que eu olho na Internet ou sabendo o que eu acesso. O meu Firefox só ocupa muita memória se tiver usando Flash, e mesmo assim com as mesmas abas abertas no Firefox e Chrome o Firefox ocupa menos RAM pois com o Ad-Block muitos elementos como essa Statcounter não precisam ser rodados e então ocupam menos RAM. Concordo com o @ThiagoCapuano o Chrome é o mais pelado dos browsers, só por isso é rápido, notei isso já nas opções de impressão, ou falta delas na realidade. Por isso até tentei usar o Chrome mas não dá, voltei pro Firefox. Só tem uma coisa que o Chrome é melhor que o Firefox, plugin do Flash, como é embutido no navegador e customizado pela Google ele é mais rápido apesar de consumir o mesmo de RAM.
Denis
Eu até gostaria de usar o firefox, porém ele não ajuda, demora 2 segundos e pouco para abrir enquanto o chrome abre em 0.90 milésimos de segundos e o IE 9 e 1 Segundo e 5 milésimos. Além de que consome muita memória ram e trava direto.
Denis
Eu também ia fazer isso mais deixa pra próxima :P.
@ThiagoCapuano
Eu julgo o Crhome um navegador simplista, o que beneficia a leigos e preguiçosos em navegadores com implementações mais avaçadas.
@wslemos
Sempres usei o FF mas essa versão 4 é uma decepção sem tamanho!!! Além da lentidão tem uns crashes bizarros deixei de vez pra usar o Chrome, quem sabe um dia volte a usar a velha raposa.
Paulo Freitas
O Inspector do WebKit (e não do Chrome, tem em todo navegador da engine) é bom, mas não creio superar o Firebug. A Mozilla está preparando novidades para o Firefox 6/7 neste sentido, tem muita ferramenta para desenvolvedores sendo criadas que irão complementar o Firebug. Nas nightly builds tu já pode conferir o Web Console. Mais detalhes sobre as novas ferramentas aqui: https://wiki.mozilla.org/Features/Firefox#Developer_Tools
Matheus
Concordo em boa parte com vc. O Google tem um modelo de ganhar migalhas por cada clique em cada publicidade. Para esse modelo ser viável eles precisam estar presentes na maior quantidade de áreas possíveis da internet. E de preferência com com um marketshare alto. Não acho um modelo saudável, pelo menos não para outros além deles próprios. E tem mais, hoje o Google nem inova tanto assim. Parece que a obsessão por dominar áreas onde não conseguem se destacar (aka twitter & facebook) fez com que jogassem por terra toda o espirito que já tiveram um dia. Adoro os serviços do Google que utilizo, mas tomei uma decisão de não adota um novo a não ser que seja totalmente avassalador o que não vejo acontecer desde o Gmail e o Maps.
Paulo Freitas
O Firefox não precisa ser reiniciado ao instalar extensões desde a versão 4. Procure por extensões jetpack. A questão é que os desenvolvedores precisam adotar a nova API pra isso, no lançamento do Firefox 5 a Mozilla irá liberar o Add-on SDK, o que ajudará a aumentar o número de extensões que não precisem reiniciar. Já uso umas 2 ou 3 que não precisam, é clicou, instalou e saiu usando.
@walmeidaw
"O Chrome não tem ideais de seguir os padrões da web nem de oferecer liberdade." Na verdade o Chrome é um dos maiores apoiadores dos padrões web. Os padrões são determinados pela W3C, e o Mozilla não conseguiu, ainda, acompanhar o ritmo de desenvolvimento que a Google tem com o Chrome. Muito de HTML5 e CSS3 já esta definido, e os navegadores só devem adotar esses padrões definidos. O Chrome o Safari e o Opera são um dos que já atendem a maior parte dos recursos descritos. A Mozilla teve que mudar parte de sua forma de funcionamento pra tentar crescer mais e agora ela vai atualizar com maior frequência. Já discordo que o Firefox seja mais pesado que o Chrome. A própria Google já anunciou sobre a dificuldade que eles tem em reduzir o tamanho do navegador e o gasto de memoria que ele tem. O Firefox 4 embora não tenha uma engine de renderização tão eficiente quanto a do Safari/Chrome o navegador é bem mais rápido, não trava tanto como o Chrome e até o flash trabalha melhor no Firefox. Eu tenho como opção o Chrome por N motivos, o principal é que el oferece pra mim o melhor em tecnologia pra web. Eu trabalho com desenvolvimento Web e vejo que não são os outros navegadores que estão "atrasados" é o Chrome que esta se adiantando muito, o que pode acabar sendo um problema pra ele no futuro. E por ultimo, alguém já te falou sobre Sky.NET?
@rubensbrilhante
Só eu achei esse comentário muito John Connor? Pessoal tem esse medo de que Google == Skynet. Gosto do Chrome por ele ter uma interface limpa e abrir rapidamente. Simples.
@gkuhn0
Embora algumas extensões do chrome não funcionem la essas coisas (vide FireBug), a sua versão para FF é muito superior. Por isso, uso Chrome para navegar e para programar realmente o FF é muito mais robusto.
@DiH_KAL3S
Pra mim continua a mesma coisa. Não tenho problemas não.
J. Neto
Não tô defendendo o firefox, mas eu não enxergo, pelo menos aqui onde eu trabalho/estudo/moro, essa superiodade numérica do chrome em cima do firefox. Outra, de novo venho dizer que ter como base apenas um site de estatísticas é f*da. Os números do StatCounter são bem diferentes do W3Counter e do W3Schools.
Exibir mais comentários