Início » Brasil » Custando caro, internet via 4G chega ao Brasil pela SKY

Custando caro, internet via 4G chega ao Brasil pela SKY

Lucas Braga Por

A primeira rede 4G LTE do Brasil acaba de ser inaugurada: a SKY deu início essa semana à operação comercial de seu serviço banda larga. Inicialmente o serviço está disponível apenas em algumas regiões do Distrito Federal, mas trata-se de uma questão de tempo (e de licenças obtidas junto à Anatel) para que ele se espalhe para demais regiões.

SKY: TV e agora banda larga também

As velocidades deprimem um pouco: apenas dois pacotes são comercializados, nas velocidades de 2 Mb e 4 Mb, ao custo de R$ 79,90 e R$ 99,90, respectivamente. Clientes do serviço de TV por assinatura possuem desconto de acordo com o pacote – veja no site da operadora a relação de preços para cada combo.

O modem 4G possui Wi-Fi e será fornecido em comodato ao cliente que aderir ao serviço. Entretanto, vale destacar que não é uma conexão móvel: por contrato, o cliente não pode remover o modem de sua casa. E, mesmo se pudesse, seria algo extremamente incômodo: como você pode ver na imagem abaixo, tirada do manual do serviço, o modem é enorme bem grandinho.

Num primeiro momento a SKY decidiu não aplicar franquia de tráfego com redução de velocidade ou cobrança da navegação excedente. Entretanto, por contrato, a empresa se dá o direito de reduzir a velocidade quando o cliente atingir 50 GB de dados. Vale lembrar também que, por mais ridícula que a instalação pareça ser (não envolve cabos e nem antena), é cobrada uma taxa de habilitação de R$ 250.

A infraestrutura da rede LTE da SKY é fornecida pela Nokia Siemens. Como é uma rede móvel, não duvido que a estabilidade seja das melhores, pelo menos no princípio do serviço. O link é fornecido pela Telebrás, e a SKY alugou 2 Gbps de capacidade de transmissão.

É de se pensar: para quem se encontra em um local onde a banda larga fixa não chega, é bem mais vantajoso do que contratar um serviço 3G. Mas não há dúvidas que o serviço está bem caro, já que em um local onde a concorrência chega, outras operadoras vendem 10 Mbps por R$ 69,90. Ainda assim, uma nova operadora de banda larga acarreta um novo poder de barganha com as outras. E quando mais concorrência, melhor.


Atualização às 17:56| Encontramos o modelo do modem WiFi que a SKY vai oferecer com a banda larga 4G LTE. Trata-se do Nokia Siemens CPE-lte 7212. Veja uma foto dele direto do sistema de homologação e certificação da Anatel.

Além de grande, é feio que dói. (Imagem: ANATEL)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Rodrigues
Essa internet funciona através de um chip de celular?
Carlos John
Pessoal,os valores do post estão desatualizados para Sky banda larga . Ví no site e a Sky deve estar tentando bater de frente com as outras operadoras.Verifica aí www.skybandalarga.net
Alexandre ECristina

Uma porcaria de internet, cai todos os dias e na maioria do tempo não passa de 1MB de velocidade, enquanto o contratado é 4MB. Estou só aguardando fazer um ano e cancelar esse lixo!

Rafael Antunes Ferreira
E ai Márcio tudo bem? Olha, li uma matéria bem completa a respeito e ela parece ser boa sim, mas em algumas regiões o sinal não é muito bom, mas isso acontece com qualquer operadora. A matéria é essa aqui: http://portaldeplanos.com.br/sky-banda-larga-e-boa/ Acredito que encontre a informação que procura e ficará mais fácil de decidir Abraços.
Peterson Machado
pra mim ela é boa,claro antes tive da oi comum 1mb sem chance de aumentar. Também é legal que você compra só a internet por 79, não como a gvt que promete internet ultra rápida por 30 reais, claro,que precisa ter um combo de 180 pra isso. No mais o atendimento é uma M.... chega a ser pior do que o da Oi, é um martírio pra virem instalar, fiquei 20 dias esperando. E os atendentes são muito mentirosos e/ou incompententes, tem sempre informações conflitantes entre um e outro, sinceramente é um desrespeito total, típico de empresa brasileira.
Vanessa
deligar o wi-fi constantemente dar algum problema?
juliana
Ah entendi. Eles dão um cala boca. Mas é legal.
Denys Souza
Não, to ate pagando menos. Como eu disse é porque ameacei cancelar varias vezes ai me deram esse descontaço, entendeu.
juliana
Já sei.. Quando fez esse comentário, estava no primeiro mês. Deixa chegar a conta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pedro Wilson Souza
Deve ser um robô da OI, pra fazer um comentário elogioso a esta porcaria.
Sandro Dias
A questão não é se é melhor ou pior, vocês querem comparar uma SKY 4G no qual a conexão é via LTE, com uma GVT ou NETVIRTUA da vida ? Esse tipo de conexão 4G LTE são pra cidades no qual não tem porcaria de infra-estrutura alguma. NO qual a cidade onde eu moro VALPARAISO-GO infra-estrutua é um lixo total. GVT não chega em nem 50% da cidade. Sem falar que a OI o serviço é porcária e tbm não abrange todo o território local. Então a única saída ou é SKY 4G LTE ou Uma conexão via rádio no qual tbm sai caro. Em resumo comparado com países de primeiro mundo o Brasil está vivenciando na época das pedras.
Ben Morais
olá!!! Bom chegando agora, e novato com o uso da "Internet Banda Larga da SKY" mas desde já não estou satisfeito com meu serviço, me prometeram 4MB de velocidade mas tenho o que foi prometido... Eu liguei pra uma das atendentes da SKY dai ela me falou que seria devido plano ter sido ativado a poucos dias então seria normal, e me pediu que aguardasse 48hrs para que o serviço normalizasse. Mas isso não aconteceu! O serviço ainda está do mesmo jeito, e ainda há uma queda constante do sistema! Em baixo uma mostra do que tenho de velocidade!
Matheus Lima
Aí é que você se engana, pois 1 Mb equivale a 1024, então você está recebendo entre 95% a 100% da sua velocidade real, que gira em torno de 120kbps e 125 kpbs.
Mateus
Eu tava vendo os comentários e percebi que falaram que não entregam nem 10%, acho que você é meio BURRO (desculpe a expressão), Você contrata Mb ou MB, esse "B" tem diferença, se você contrata 1Mb de internet, você terá de receber 100kbps, caso receba essa velocidade, sua internet está operando a 100%, mas caso sua internet seja 1MB (Que eu nunca vi no brasil). sua velocidade será de 1000kbps, ou seja você ta errado não sua operadora, eu tenho internet de 1Mb e chega ~120kbps e é da vivo! Ela está entregando 120% da minha internet. Espero que tenha tirado a dúvida de alguns, e aliás tenho 14 anos e entendo mais que você. Obrigado =)
João Henrique
kkkkkk é Andre chamam os outros de Burro sendo Burro ele kkkk
Exibir mais comentários