Como saber se a operadora faz traffic shaping [Netflix e YouTube]
Descubra com de teste de traffic shaping se sua operadora de internet está limitando Netflix, YouTube e torrents
O teste de traffic shaping é uma ferramenta útil para descobrir se sua operadora está limitando o acesso a sites, programas ou serviços que dependem de boa conexão de internet, como o YouTube ou a Netflix, por diversos motivos. Veja como saber se sua operadora está fazendo traffic shaping, usando programas como o OONI Probe.
O que é Traffic shaping?
Traffic shaping é a prática em que operadoras de internet restringem o uso e/ou acesso a serviços populares entre os usuários, em especial os que consomem muitos dados, para que a navegação siga uniforme para todos e o consumo da rede seja equilibrado.
É tanto uma forma de driblar incapacidade de infraestrutura, que é responsabilidade da operadora, quanto uma ferramenta para bloquear serviços comilões, como YouTube, Netflix e streaming em geral ou usos intensos como baixar arquivos via torrent.
Como saber se sua operadora faz traffic shaping
No Brasil, o Marco Civil da Internet (Lei Nº 12.965/2014) define que o traffic shaping é uma prática ilegal. No entanto, mesmo com evidências que acusem seu uso, a totalidade das operadoras nega que o fazem quando questionadas. Não tem nada a ver com Bandwidth Throttling, a redução da velocidade em horários de pico, para privilegiar clientes prioritários como empresas. Neste caso, a Anatel diz que operadoras devem entregar no mínimo 40% da velocidade contratada ou 80% de velocidade média.
Voltando ao traffic shaping, no passado, existiam diversas ferramentas capazes de testar a rede em busca de traffic shaping, com o Glasnost Test, aberto e com apoio do Google, entre os mais confiáveis. O projeto foi descontinuado em 2017 e não está mais disponível.
Teste de traffic shaping
Hoje, um dos mais simples de usar é o OONI Probe, desenvolvido pela mesma equipe que mantém o navegador Tor e que está disponível para macOS, Linux (apenas algumas distros), Unix (!), iPhone (iOS) e Android.
O OONI Probe permite testar individualmente o acesso a sites, mensageiros instantâneos e programas específicos, além de dar informações sobre qualidade de serviços como streaming. Antes de usa-lo, o programa avisa que coleta dados do usuário como país e informações sobre a operadora, logo, considere ao prosseguir.
- Acesse ooni.torproject.com, baixe a versão para desktop (macOS, Linux ou Unix) e siga o tutorial de instalação para cada versão.
Acesse apps.apple.com ou play.google.com para baixar as versões de iPhone ou Android, respectivamente; - Abra o OONI Probe e execute o teste desejado.
É recomendado não realizar downloads durante os testes.
E pronto.
Dependendo do teste, você poderá verificar a qualidade máxima suportada em streaming, sites ou serviços que costumam ser bloqueados ou ficam muito lentos.