Como citar o BNCC nas normas ABNT
Instrução normativa; veja como citar o BNCC nas normas ABNT e utilize o documento do Ministério da Educação como fonte
Sabe o que é e como citar o BNCC nas normas ABNT? Bom, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento oficial feito pelo Ministério da Educação para guiar sobre a qualidade do ensino comum no Brasil.
Apesar de não ser uma Lei, suas funções foram definidas pela Lei nº 9.394/1996 ou Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Assim, por ser um documento feito por um Ministério, o correto é fazer a citação da mesma forma que portarias ou resoluções do Ministério da Saúde. Saiba como fazer isso e fique apto a utilizar esse documento como fonte de pesquisa.
O BNCC é um documento feito pelo Ministério da Educação, adotando a mesma regra dos documentos oficiais de outros Ministérios temos:
Citação dentro do texto
Citação Indireta
Em citação dentro da frase, coloque da seguinte forma: Brasil (2018).
Citação Direta
Em citação direta em que a referência vai no fim de Parágrafo, o correto é colocar da seguinte forma: (BRASIL, 2018, p.35).
Indicar a página depois do ano é importante para facilitar a busca no material fonte. O BNCC é um documento novo, mas pela origem ser um Ministério do Governo Federal, seguimos a mesma lógica da ABNT para documentos oficiais e portarias. É o conjunto de especificidades da NBR que melhor atende o BNCC.
Referência bibliográfica
Regra Geral
A forma geral para citar o documento do Ministério da Educação nas referências bibliográficas é assim:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Agora, você já sabe como citar o BNCC nas normas ABNT e poderá utilizar essa diretriz moderna em seus trabalhos acadêmicos. O conteúdo pode atender pesquisadores de diversas áreas, não somente pedagogos, cientistas políticos. Cada professor especializado na sua matéria poderá citar como fonte, forçando debates sobre o caminho que a educação irá seguir. Bons estudos!