Como funciona a Wikipédia
O acervo livre de informações sobre “quase tudo”; saiba como funciona a Wikipédia, quem está por trás e como colaborar
O acervo livre de informações sobre “quase tudo”; saiba como funciona a Wikipédia, quem está por trás e como colaborar
O olhar crítico é sempre importante ao procurar informações em qualquer fonte na internet, mas a enciclopédia livre tem ampliado a sua credibilidade. Veja abaixo, como funciona a Wikipédia, esse projeto web que está ao alcance de todos para consulta. Conheça a comunidade por trás do fenômeno e quais são as regras para colaborar.
Em definição simples, do próprio site, a Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre e construído de forma colaborativa, regida pelos termos da licença chamada GFDL (Gnu Free Documentation License) ou Creative Commons Attribution-ShareAlike.
Isto significa que tal conteúdo, em sua totalidade, pode ser livremente copiado, alterado e redistribuído por terceiros, desde que sejam dados os devidos créditos.
A Wikipédia é construída continuamente por meio de um projeto localizado em um site da internet, hospedado e financiado pela Wikimedia Foundation nos Estados Unidos e com diferentes versões para muitos idiomas.
A Wikipédia funciona no mesmo formato de qualquer outro modelo de wiki (uma coleção de páginas na web conectadas entre si). A diferença desse formato para sites comuns é que a totalidade ou a maior parte de suas páginas podem ser, além de visitadas, editadas e atualizadas por qualquer usuário e a qualquer momento.
A Wikipédia é gerenciada e financiada por uma organização filantrópica chamada Wikimedia Foundation, com sede na Flórida, Estados Unidos, que também gerencia a operação de projetos similares como o Wikcionário (um dicionário livre no formato wiki), o Wikimedia Commons (um diretório de conteúdo multimídia livre) entre outros, além de ser dona desses domínios na internet e da marca “Wikipédia”.
Porém, em sua base conceitual a Wikipédia é construída continuamente pela contribuição de seus voluntários no mundo todo e, tendo seu conteúdo livre segundo os termos da licença GFDL, pode ser explorada por qualquer indivíduo ou grupo, desde que estes atribuam os créditos de autoria para a Wikimedia Foundation e seus editores voluntários.
Para criar artigos e editar é necessário fazer um cadastro. Por decisão da própria comunidade, desde 2020 na Wikipédia lusófona (de língua portuguesa) é necessário o registro de conta para editar ou criar artigos.
Os wikipedistas — como são chamados os colaboradores — registrados possuem diversos benefícios. Entre eles está a reputação positiva que segue um trabalho bem feito. Os mais veteranos são respeitados, principalmente para acabar com disputas envolvendo artigos.
Não existe uma hierarquia na Wikipédia — apenas alguns editores com habilidades administrativas que são aprovados pela comunidade. O objetivo da maioria dos voluntários é mostrar que a democracia — ou uma anarquia organizada — continua sendo o foco no projeto.
Os wikipedistas cadastrados e com nomes de usuário são mais anônimos que os contribuintes não “logados”. Todos podem ver o endereço IP do usuário externo, mas apenas verificadores autorizados pela organização podem reconhecer o IP do usuário cadastrado e “logado”. Se a preocupação for com privacidade ou anonimato, é recomendável que seja feito o cadastro para esconder seu protocolo de internet.
Uma das restrições clássicas da Wikipédia é a impossibilidade de escrever sobre si mesmo, o projeto é focado em colaboração e não autoproclamação. Em outros casos, um texto criado pode ser apagado da plataforma, geralmente, por ferir uma ou algumas das diretrizes abaixo:
Apesar de ser um ambiente livre, a Wikipédia tem alguns pontos como norma de conduta daquilo que não deve ser feito, separamos os principais:
Não é bem assim. A Wikipédia não pertence ao indivíduo, mas sim aos colaboradores como um todo. As políticas foram desenvolvidas coletivamente para cumprir um objetivo específico: a produção de uma enciclopédia livre e neutra.
Todos são bem vindos para discutir políticas e ajudar no seu desenvolvimento, caso não seja esse o objetivo, é melhor criar seu próprio site.
Não há nenhuma regra que diz o contrário, mas fazer repetidas vezes deixará suspeitas de que você está tentando esconder algo ou ignorar outros colaboradores. Alguns usuários arquivam suas páginas de discussão em subpáginas, para organizar a página e deixá-la menos poluída.
Sim, pelo objetivo do projeto ser o livre acesso as informações, contribuições que ampliam os idiomas disponíveis sobre determinado conteúdo são bem vindas.
Não há problema em disponibilizar ligações externas. Melhoram a usabilidade da Wikipédia e amplificam a notoriedade. Porém, lembre-se sempre que a Wikipédia não é um diretório de Internet ou um arquivo de ligações virtual (as ligações externas devem servir como suporte às ideias do artigo, não substituí-las).