O iOS 18 é oficial: confira as novidades e iPhones compatíveis
iOS 18 traz recursos de personalização, bloqueio nativo de aplicativos e Apple Intelligence para IA como principais atrativos
iOS 18 traz recursos de personalização, bloqueio nativo de aplicativos e Apple Intelligence para IA como principais atrativos
Junto ao lançamento da linha iPhone 16, a Apple fez o anúncio oficial do iOS 18. A nova versão do sistema operacional traz mais recursos de personalização, melhorias em aplicativos como Fotos e Safari, um gerenciador de senhas renovado, função de bloqueio de apps e integração com o Apple Intelligence.
No aspecto da personalização, o iOS 18 dá mais liberdade para o usuário posicionar ícones de aplicativos e widgets na tela inicial. A própria Apple ressalta que essa possibilidade permite que o usuário deixe elementos da imagem de fundo visíveis.
Também é possível deixar os ícones e widgets com uma aparência escura, uniforme (todos os ícones ficam com o mesmo padrão de cor) ou colorida. Tudo depende do gosto do usuário.
Nos apps nativos, o Fotos é um dos que mais mudaram. Agora, a ferramenta permite que o usuário defina coleções de imagens para acessá-las mais rapidamente. Além disso, o aplicativo permite que o usuário busque por temas (como pessoas ou animais) mesmo sem ter adicionado descrições ao conteúdo, graças à classificação inteligente implementada pela Apple.
Outros aplicativos aprimorados incluem:
Os novos recursos de segurança e privacidade do iOS 18 incluem funções nativas para bloquear ou ocultar aplicativos selecionados. Os aplicativos bloqueados só podem ser acessados mediamente autenticação biométrica (Face ID) ou digitação de senha.
Já a ocultação move o aplicativo para uma pasta bloqueada, que só o usuário tem acesso, novamente, mediante autenticação. O conteúdo do aplicativo ocultado, como mensagens de e-mail, não aparece em buscas ou notificações.
O iOS 18 estreia os recursos de inteligência artificial (IA) que compõem a Apple Intelligence. Ela se integra tanto a recursos nativos (como Mail, Notas e Pages) quanto a ferramentas de terceiros para criar imagens exclusivas para o usuário, remover objetos de fotos (função Clean Up), escrever mensagens com base em listas de palavras, entre outros avanços.
No que diz respeito à Siri, a Apple Intelligence fará a assistente dar respostas contextualizadas e mais precisas, bem como realizar ações específicas a pedido do usuário, como remover imagens duplicadas no aplicativo Fotos.
A liberação da Apple Intelligence começa no próximo mês nos Estados Unidos e em dezembro para outros países que falam inglês. O suporte a outros idiomas, como japonês, chinês, francês e espanhol, começará em 2025. A Apple ainda não comentou sobre suporte a português, especificamente.
Vale destacar que a Apple Intelligence vai ser liberado para toda a linha iPhone 16, além dos modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
Apesar de ter sido anunciado oficialmente junto com a linha iPhone 16, o iOS 18 não é exclusivo da nova geração. A nova versão do sistema operacional também estará disponível para os seguintes aparelhos:
A versão final do iOS 18 deve ser liberada para download nos iPhones compatíveis a partir de 16 de setembro de 2024.
Outras novidades da Apple nesta segunda-feira (9) incluem os AirPods 4 e a linha Apple Watch 10.