Galaxy Nexus vai receber patch para evitar proibição nos EUA
Apple questiona na justiça a presença da "busca universal".
A recente proibição de vender o smartphone Galaxy Nexus nos Estados Unidos não foi vista com bons olhos pelo Google, responsável pelo desenho do aparelho, nem pela Samsung, que o produz na China e possivelmente outras localidades. Nessa semana o Google declarou ao site All Things D que vai lançar um patch para o aparelho que contorna a patente problemática.
De acordo com Ina Fried, repórter do site, o patch deve ser publicado o quando antes para os consumidores que possuem um Galaxy Nexus. O aparelho foi apresentado ao mercado no fim do ano passado e conta com atualizações vindas diretamente do Google, uma vez que o Ice Cream Sandwich presente no aparelho não passa por modificações de operadoras.
A Apple questiona na justiça americana o uso indevido de quatro patentes no Galaxy Nexus. Entretanto, a juíza que determinou a proibição temporária da venda do produto tomou como base somente uma dessas patentes que versa sobre a “busca universal”. O Google parece disposto a apoiar a Samsung nessa empreitada uma vez que a geração atual do Nexus foi o primeiro celular com o Android 4.0.
O Google deve recorrer ao escritório de patentes americano para que revise concessão da propriedade intelectual à criadora do iPhone e do iPad. Pode ter certeza que o buscador também vai apresentar à justiça o conceito de que a “busca universal” existe desde antes de a Apple solicitar a patente referente a seu uso.
Enquanto não obtém outra liminar favorável a si, o Google retirou o Galaxy Nexus da loja Google Play. Não é mais possível adquiri-lo nos EUA.
Vários especialistas têm dito que os EUA precisam de uma reforma no sistema de patentes e propriedade intelectual (PI). Foi-se o tempo em que tais recursos eram usados para proteger a inovação. Atualmente — minha opinião — o que mais temos visto são patentes para recursos banais e cotidianos que passam longe daquilo que a gente pode chamar de “inovação”. Lembro de ter visto o presidente Barack Obama falar negativamente sobre a concessão de propriedade intelectual.
Cá no Brasil o Galaxy Nexus é vendido com o nome de Galaxy X.