Nesta semana, uma falha na App Store fez com que os usuários recebessem atualizações corrompidas. Após baixar e instalar uma nova versão, o aplicativo parava de funcionar, tanto no Mac OS X quanto nos dispositivos com iOS. A Apple confirmou que o problema estava no sistema de proteção de direitos autorais e removeu as avaliações negativas deixadas pelos usuários nos aplicativos afetados.

O problema afetava aplicativos que tiveram atualizações liberadas durante um pequeno período de tempo. “Tivemos um problema temporário que começou ontem [quarta-feira] com um servidor que gerou códigos DRM para alguns apps sendo baixados. O problema foi corrigido e não esperamos que ele ocorra novamente”, disse a Apple em comunicado ao AllThingsD. Dolphin Browser HD, Goodreader, Instapaper, The Early Edition e até Angry Birds Space HD Free foram afetados.

Apple removeu comentários negativos de apps afetados (Foto: The Next Web)
Apple removeu comentários negativos de apps afetados.

Muitos usuários, obviamente, acharam que a falha era dos próprios aplicativos e acabaram avaliando os títulos com uma só estrela. Marco Arment, criador do Instapaper, recebeu vários comentários de usuários revoltados. Para evitar que os desenvolvedores fossem prejudicados, a Apple decidiu remover os comentários negativos enviados durante a falha. Please Stay Calm, Metronome+ e o próprio Instapaper apareceram com comentários zerados para a versão atual.

De acordo com a Apple, apenas “um pequeno número de usuários” sofreu com a falha (apesar de o grande número de relatos dizer o contrário). Aos usuários que passaram pelo problema, a Apple recomenda excluir o aplicativo problemático e fazer o download novamente. Tá tudo bem agora.

Com informações: The Next Web.

Leia | Como desinstalar um aplicativo no Mac [nativo ou de terceiro]

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.