Nokia, Sony e Samsung criam aliança para mapear interiores
Iniciativa tem objetivo de mapear shoppings, aeroportos e outros grandes lugares.
Os aplicativos de mapas que temos hoje são vastos e muito bem equipados com imagens de diversas fontes, não só para imagens de satélite como as vetoriais também. Mas a parte de dentro de grandes construções não recebeu a mesma atenção, pelo menos até o Google aparecer. Agora uma iniciativa da Nokia, Sony e Samsung vai ajudar a mapear esses lugares e, claro, oferecer “ofertas únicas” em troca dessa facilidade.
As três fabricantes, junto com outras empresas de tecnologia, formaram o In-Location Alliance, que tem como objetivo mapear estabelecimentos como shoppings, aeroportos e qualquer outra construção grande o bastante para seres humanos se perderem. Com esse mapeamento as empresas dizem que “usuários poderão receber direções para as lojas certas, usar navegação em tempo real e até receber promoções personalizadas de lojas próximas”.
Para fazer esse mapeamento as empresas se uniram com fabricantes de chips Qualcomm, Broadcomm e outras, para que elas criem o hardware responsável por mapear os lugares. Inicialmente o mapeamento vai se basear no padrão WiFi 802.11ac e Bluetooth 4.0 e a expectativa das empresas é de ter dispositivos móveis com aplicativos que usam esse mapeamento já em 2013.
A Nokia já tinha anunciado em julho que havia expandido seu serviço Destination Maps, que mostra mapas internos de estabelecimentos. Nessa expansão a fabricante alcançou mais de 4,6 mil locais mapeados cobrindo uma área de 235 milhões de metros quadrados. Mas a aliança formada agora é mais ampla e os membros dela poderão compartilhar os dados angariados.
Na prática isso quer dizer que mais lugares são mapeados, mais informações de mapeamento serão coletadas e menor a chance de você se perder em um aeroporto. E qualquer iniciativa com esse objetivo tem meu total apoio.
Mais detalhes da aliança e a lista completa de empresas estão disponíveis no press-release da Nokia.