A espera pela chegada dos novos iPads no Brasil pode acabar em breve. Os dois novos modelos de tablet da Apple, o iPad de quarta geração e o iPad mini, receberam ontem a homologação da Agência Nacional de Telecomunicações e já podem ser vendidos no país. Alguns dos modelos homologados também listam, na sua certificação, as fábricas da Foxconn em Jundiaí como unidade fabril.
Ao todo a Apple requisitou a homologação de quatro modelos diferentes de iPad: dois de quarta geração (A1458, com WiFi apenas, e A1459, com 3G e WiFi) dois iPads Mini (A1432, com WifI, e A1454, com 3G e WiFi). Os que têm conectividade 3G são listados como “Estação Terminal de Acesso” enquanto aqueles apenas com WiFi são “Transceptores de Radiação Restrita”.
Curiosamente, apenas os iPads de quarta geração que listam a Foxconn de Jundiaí como unidade fabril, o que indica que os iPads Mini vendidos no país serão, por um bom tempo, apenas importados. Isso não deve ajudar muito no preço desses modelos de tablets, mas não sabemos se a Apple vai pedir a abertura de uma nova linha de produção para eles no futuro ou não.
Dada a homologação, só nos resta esperar o início das vendas. E se a empresa da maçã for esperta vai trazer os iPads (e o iPhone 5) a tempo pro Natal.
Veja a lista com documentos completos da homologação acessando o SGCH da Anatel e procurando por “Apple” na lista de fabricantes.