Segundo pesquisa realizada entre os dias 4 e 11 de Agosto pela RBC Capital e a ChangeWave Research, com 200 usuários do iPhone 3GS, 99% dos proprietários estão satisfeitos com o aparelho, sendo que 82% se dizem “muito satisfeitos”. Isso é um avanço até mesmo sobre as bem-sucedidas versões anteriores do gadget, que tiveram 73% de aprovação máxima.
Esses números se mostram ainda mais significativos quando comparados à pesquisa correspondente realizada com os proprietários do Palm Pre, o único celular a ter a pretensão de ser um iPhone-killer desde o G1. Entre os proprietários do Pre, 87% disseram estar satisfeitos, sendo que 45% estão “muito satisfeitos.”
Apesar de inferiores aos números da Apple, os resultados são “os mais altos já registrados pela Palm nas pesquisas da RBC e superam todos os outros fabricantes, exceto RIM (48%) e Apple (82%),” afirma Mike Abramsky da RBC Capital.
Mesmo com a excelente aceitação do iPhone, não foi dessa vez que a operadora de telefonia AT&T escapou das constantes críticas. Quando perguntados o que menos gostavam no aparelho, 55% dos entrevistados apontaram a operadora como resposta. Outra crítica, feita por 41% dos entrevistados foi a respeito da falta de autonomia da bateria.
Analogamente, os pontos mais apreciados no iPhone 3GS foram a interface touch screen (45%), a facilidade de uso (41%), a rapidez de navegação na internet (33%) e os aplicativos de terceiros (31%).
No Pre, os pontos mais elogiados foram a interface touch screen (47%), a capacidade multi-tarefa (42%) e a facilidade de uso (39%). Os pontos mais criticados foram a falta de autonomia da bateria (45%) e os aplicativos de terceiros (24%).
Abaixo, alguns gráficos da pesquisa realizada pela RBC/ChangeWave.