Claro, Oi, TIM e Vivo anunciam rede 4G única

Operadoras prometem muita qualidade compartilhando as mesmas antenas

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 13 horas

As maiores operadoras de telefonia do Brasil acabam de anunciar que vão compartilhar integralmente a infraestrutura para instalação da rede 4G, que está sabidamente atrasada. Os presidentes da Claro, Oi, TIM e Vivo se reuniram com alguns membros da imprensa em São Paulo para fazer o anúncio no início da noite. A rede foi batizada de TIVICO e vai utilizar a frequência de 2.500 MHz leiloada no ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações.

A medida foi anunciada para tentar pôr fim às discussões sobre a qualidade no serviço da conexão 4G brasileira. Cada uma das operadoras entrará com a sua área de experiência para oferecer o que eles prometem ser a melhor tecnologia em conexão banda larga móvel do planeta. Sim, do planeta.

celular

Antônio Carlos Bravo, o presidente da Vivo, disse que a companhia entraria com o sistema de cobrança. Afinal, de acordo com ele, não existe operadora melhor para cobrar dos clientes. Pagam caríssimo por um serviço tido como premium porque não tem coisa melhor mesmo. Portanto, o billing será mantido pelos espanhóis.

Por sua vez, a TIM ficou responsável pela instalação dos 69 mil sites (localidades) em que as antenas da rede TIVICO estarão disponíveis. Gerentes da operadora alegaram que é indiscutível a qualidade italiana em entregar o melhor sinal para seus clientes. A TIM ainda informou que a musiquinha de espera caso a ligação não complete será executada pelo Blue Man Group. Já que eles gastam uma nota com os trio de azuis, nada mais justo do que aproveitá-los melhor.

O sistema de convergência será fornecido pela Oi, a maior concessionária de telefonia fixa do país. A operadora foi além: informou que todos os clientes terão direito a minutos grátis nos orelhões da rede TIVICO caso a ligação não seja completada na rede celular. Ou o que é mais provável: se a bateria do celular acabar ao longo do dia.

A Claro ficará responsável pela conectividade com os demais países da América Latina. Para tanto, o bilionário Carlos Slim se comprometeu pessoalmente a desembolsar 12 bilhões de reais na instalação de cabos submarinos que ligam o Brasil diretamente com Miami, com Frankfurt e com Sydney. Ele queria conectar também com a Coreia do Sul, mas chegou à conclusão de que poderia ser um gasto inútil, tendo em vista as recentes ameaças de Pyongyang.

Mesma rede para todos

As operadoras esclareceram que será a mesma rede para todas as operadoras. Também vão compartilhar as mesmas antenas, as mesmas faixas de frequência e os mesmos lucros fabulosos. Mais detalhes sobre planos ainda não foram revelados, mas isso deve acontecer nos próximos dias. Em resumo, os executivos ressaltaram que a novidade traz mais competitividade para o setor e mais possibilidade para entregar ao consumidor uma rede de qualidade ainda melhor do que aquela encontrada hoje, quando os serviços são dispersos e as infraestruturas são separadas.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica ainda não se pronunciou sobre o assunto. Tudo nos leva a crer que o CADE permitirá a junção das empresas na joint venture.

Executivos disseram que o anúncio foi feito no início da noite para evitar possíveis repercussões no pregão de hoje da Bolsa de Valores de São Paulo.

Este artigo faz parte das festividades do Primeiro de Abril, o Dia da Mentira! Hihihi.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados